Eike Batista trama seu retorno e oferece conselhos para Elon Musk
Andando por uma rua movimentada no Rio de Janeiro numa tarde recente, encontramos o brasileiro que é mais conhecido por perder US $ 35 bilhões em um único ano. Depois de inicialmente tentar desviar as perguntas, ele a contragosto nos convidou para um almoço que durou duas horas.
O homem, é claro, é Eike Batista, que uma vez notoriamente disse ao mexicano Carlos Slim para cuidar porque, ele disse, ele estava pronto para superá-lo como a pessoa mais rica do mundo. Slim, desde então, desvaneceu-se a nona na lista, Batista ao esquecimento. Agora, ele está encenando um retorno. Ou tentando, pelo menos. Ele também tem muitas idéias para um homem no banco do caralho agora que ele vê como um espírito parecido, o CEO da Tesla, Elon Musk, e ele é rápido em cuspir críticas àqueles que ele sente em seu império.
Batista sentou-se à cabeceira da mesa em um de seus restaurantes japoneses favoritos no Rio, mantendo-se em tribunal e interrogando os companheiros sobre a prosperidade do petróleo em curso no Brasil enquanto escrevia os cálculos em um colchonete. Presa ao seu casaco esportivo preto havia um sol dourado, o logotipo de seu antigo império de commodities que uma vez o transformou na oitava pessoa mais rica do mundo e um nome familiar no Brasil.
"As pessoas nem sabem que está funcionando", disse Batista entre as tempestades de camarão, descrevendo um porto que possuía e que agora carrega gigantes petroleiros com destino à China. "É maior que Manhattan!"
'Exceto o óleo'
Outros ex-empreendimentos estão zumbindo sob a propriedade estrangeira e continuam sendo uma fonte de orgulho. Então uma leve carranca apareceu em seu rosto. "Exceto o óleo".
Ele estava se referindo à OGX, que foi à falência sob uma montanha de dívidas depois de uma campanha de exploração malsucedida. Ele culpa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sucumbir a um surto de nacionalismo de recursos, deixando apenas restos rasos para ele. Então, sem perder o ritmo, ele traçou paralelos com um conhecido que está no tipo de situação difícil que ele conhece muito bem.
"Elon Musk está sofrendo com isso agora", disse ele.
Como a OGX antes, a Musk construiu a Tesla sob a premissa de maiores vendas do que as entregues, e o fracasso causou a queda das ações. Termos como "crédito em dificuldades" e "reestruturação" entraram na conversa. É a maior queda no Índice Nasdaq 100 este ano.
Conto preventivo
Enquanto as diferenças entre os homens são gritantes - Musk quer que seus carros elétricos quebrem o vício do combustível fóssil do mundo - a súbita queda da petrolífera de Batista oferece uma advertência aos investidores da Tesla.
A ocupação de Batista com a empresa é a qualidade - ou falta disso -, diz ele - do interior dos carros da Tesla.
Ambos atacaram os vendedores a descoberto com tweets cáusticos e fizeram anúncios de movimento de mercado nas mídias sociais, depois passaram por escrutínio dos reguladores por fazê-lo. (A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil proibiu Batista de administrar empresas de capital aberto por sete anos e aplicou uma multa de 536 milhões de reais (US $ 132 milhões).) Eles também lamentaram ter aberto suas empresas quando os mercados se voltaram contra eles e sofreram. saídas de pessoal de alto perfil.
Os dois têm um relacionamento pessoal. Em 2008, Musk viajou para o Rio em outro momento difícil, disse Batista. Um lançamento fracassado de foguetes colocou o programa espacial de Musk em dúvida. Eles também se encontraram na fábrica da Tesla, na Califórnia, e Musk retornou ao Rio em 2014 para a Copa do Mundo, onde Batista ajudou em sua agenda social. "Eu o ajudei a ir a algumas festas."
A OGX ainda existe sob um nome diferente como um produtor menor, não o gigante Batista imaginado. A Tesla também corre o risco de ser relegada a um nicho de mercado em meio à crescente concorrência de montadoras estabelecidas que estão inundando o mercado com novos modelos.
Corrida de lancha
A grande preocupação de Batista com a empresa é a qualidade - ou falta disso -, diz ele - do interior dos carros da Tesla. É uma perspectiva incomum. Nem mesmo os ursos Tesla mais pessimistas tendem a morar muito nos assentos.
“Você pode escolher um Mercedes, Audi ou Jaguar que seja mais barato que seus SUVs, e você senta lá e vê o interior; você não pode competir! ”disse Batista, um ex-corredor de lancha e motorista de carros que exibiu um Lamborghini em sua sala de estar até que a polícia o aproveitou. "Se você não corrigir isso, você fica para trás."
A Tesla está preparando uma reformulação de seu modelo S para incluir assentos de um modelo mais sofisticado e uma bateria de maior alcance, informou a CNBC na quinta-feira, citando funcionários atuais e ex-funcionários não identificados.
Batista não vê Tesla derrubando o grupo mais amplo de empresas de Musk da mesma maneira que a OGX afundou, mesmo que a fabricante de carros não perdesse. De qualquer forma, Musk já alterou o curso da história, forçando a indústria automobilística a produzir carros elétricos.
"Ele provocou um movimento bonito e maciço em direção à mudança", disse Batista, e depois fez uma comparação com ele mesmo. "Somos perfeccionistas, somos construtores de nações".
Inicialização dentífrica
A conversa continuou no dia seguinte em seu escritório, um espaço mais modesto do que ele ocupava em seu auge, mas ainda oferecia uma visão da icônica montanha Pão de Açúcar do Rio e decorada com troféus do passado. Uma prancha de surf, uma vez montada por Gabriel Medina, bicampeão mundial do Brasil, descansou em um canto. Um cinto de título dado a ele por um lutador de artes marciais mistas pendurado em sua parede, e uma mesa de café contou com um par de espadas de samurai que também eram um presente.
O homem que costumava agraciar regularmente as primeiras páginas do Brasil se recusou a tirar uma foto.
Ele tocou vídeos mostrando as empresas que ele possuía, e falou sobre os 15 “unicórnios” que ele está “criando na minha garagem”, o que irá restaurá-lo à proeminência. Um plano envolve a produção de milhões de toneladas de fosfato de cálcio para seqüestrar as emissões de carbono das usinas de energia e motores de automóveis. Outra é a pasta de dente que regenera o esmalte, embora os tubos que ele passou em volta da mesa de conferência estivessem cheios de água.
Batista diz que está ansioso e não se incomoda com o passado.
“A dificuldade é que as pessoas entendam que minha relação com o dinheiro é muito diferente. Eu não me importei de quebrar meu império ”, disse Batista, acrescentando que ele rapidamente vendeu suas empresas de forma barata. “Você não pode deixar projetos dessa escala pararem; se parar por 2, 3, 4 anos, às vezes você não consegue acompanhar. ”
(Por Peter Millard e David Biller)
Fonte: Notícias Bloomberg
Fonte: Notícias Bloomberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário