Brazilianite Gemstone
Brazilianite é um cristal extremamente raro e incrivelmente bonito e é um dos poucos fosfatos que foram transformados em uma pedra preciosa. Cristais de Brazilianite foram descobertos em 1945 em Minas Gerais no Brasil. Naturalmente, o Brazilianite deriva seu nome do país Brasil no qual foi descoberto pela primeira vez.
Propriedades da Brazilianite:
Brazilianite é um mineral de fosfato amarelo-esverdeado com a fórmula química NaAl 3 (PO 4 ) 2 (OH) 4 - hidróxido de sódio e fosfato de alumínio. Brazilianite contém 6% de sódio, 22% de alumínio, 17% de fósforo e 53% de oxigênio.
Os cristais da brasilidade são tipicamente amarelo-esverdeados a verde-oliva. No entanto, as brasileiras sem cor e amarelo claro ocorrem, mas são extremamente raras. Os cristais de brasilianita costumam ser bem formados e bem definidos: às vezes, os cristais perfeitos da brasilita são encontrados até 12cm por 8cm. O maior cristal de brasilita foi encontrado em seu Brasil nativo. À medida que os cristais de brasilidade se tornam maiores, a clareza dos cristais tende a diminuir, portanto, encontrar cristais de brasilita grandes e claros é difícil, no entanto, quando os cristais de pequeno porte são frequentemente de qualidade gem. [1]
A brasilita é geralmente transparente com um brilho vítreo que também é notado nas clivagens dos cristais. Cristais de brasilita exibem propriedades prismáticas monoclínicas. Os cristais de Brazilianite também podem ocorrer na forma de drusas esféricas (superfície feita de minúsculos cristais). Brazilianite também pode ser euédrico com fibras. Cristais de Brazilianite não exibem propriedades de gemelaridade.
Brazilianite é conhecida por sua dureza relativa e Brazilianita em 5,5 Moh é um dos minerais mais difíceis na categoria de fosfatos. No entanto, a fratura nos cristais da brasilita é bastante irregular e irregular, tornando os cristais bastante frágeis. Os cristais podem ser quebrados com as mãos nuas. A fratura nos cristais de brasiliita também pode ser de natureza concoidal. Os cristais de Brazilianite não apresentam propriedades de luminescência e não são muito densos com uma densidade de apenas 3 g / cm3. Ao contrário de muitas pedras raras, o Braziliate não se decompõe com a maioria dos ácidos. No entanto, a Brazilianite se decompõe quando entra em contato com fluoreto de hidrogênio e ácido sulfúrico quente. No entanto, leva alguns dias para que os cristais de Brazilianite se decomponham completamente quando entram em contato com os dois compostos.
Os cristais da brasilidade são tão raros que é quase impossível encontrar cristais maiores do que alguns centímetros nas formações naturais da brasilidade. Belos exemplos de brasileiras não lapidadas medindo 5cm de comprimento podem chegar a vários milhares de dólares, embora exemplos menos transparentes possam ser vistos a preços de três dígitos. Brazilianite é às vezes moderadamente incluída e, portanto, as pedras preciosas claras da brasilidade são difíceis de encontrar.
Ocorrência brasileira
O único depósito significativo de brasilidade vem de Conselheiro Pena, Minas Gerais, Brasil. O tipo de localidade para Brazilianite é a mina de Córrego Frio, Linópolis, Divino das Laranjeiras, Vale do Doce, Minas Gerais, Brasil. Cristais maiores de Brazilianita que foram encontrados no Brasil foram mantidos para coleções minerais, tornando as pedras preciosas da brasilidade extremamente raras - e é dito que é difícil encontrar cristais maiores do que alguns centímetros de tamanho. Isso também determina o alto custo das pedras preciosas brasileiras.
A Brazilianita também foi encontrada em quantidades mínimas no condado de Oxford, no Maine, nos EUA, no condado de Grafton e no condado de Sullivan, New Hampshire, EUA e no condado de Yavapai, no estado do Arizona, nos EUA. A área de Rapid Creek no Canadá também é conhecida por conter vestígios de brasilidade.
A Brazilianita ocorre em pegmatitos de granito e tem sido encontrada em associação com muscovita , turmalina , fluorapatita , quartzo , feldspatos e albita . [2]
Brasilita sem cortes de
Minas Gerais, Brasil. Tamanho total 3,5 x 2,5 x 1,5 cm.
Foto de Rob Lavinsky, iRocks.com - lic. sob CC-BY-SA-3.0
Fonte: CPRM
Nenhum comentário:
Postar um comentário