sábado, 31 de agosto de 2019

PEDRAS PRECIOSAS AINDA MANTÊM A ECONOMIA DE MUITAS CIDADES DO VALE DO JEQUITINHONHA

PEDRAS PRECIOSAS AINDA MANTÊM A ECONOMIA DE MUITAS CIDADES DO VALE DO JEQUITINHONHA






Peças em miniaturas ( cristais com turmalinas) encontradas em Taquaral no municipio de Itinga MG
Peças do comerciante de pedras preciosas José Maria Martins
  O município de Itinga, na região do vale do jequitinhonha que a cada ano, nota-se que a agricultura e a pecuária vem sofrendo devido a diminuiçao das chuvas na região, os seus trabalhadores encontraram no garimpo a sua alternativa para tirarem a seu sustento, e o distrito de Taquaral, no municipio de Itinga e um ponto de pedristas de Teofilio Otoni para comprar turmalinas, cristais e outros minérais que a natureza agraciou esse povo sofrido.
 Em Taquaral, o ex-garimpeiro, José Maria Martins, profundo conheçedor de minérios e gemas, juntamente com o seu filho Carlos Francisco Martins e  o seu sócio José Donizeti, há muitos anos comercializam pedras preciosas e ornamentais(veja fotos), eles dispoe de uma variedade de pedras e coleções. A região do vale do jequitinhonha certamente produz cerca de 80% das gemas encontadas na capital das pedras preciosas (Teofilio Otoni), e, Taquaral e Jenipapo no municipio de Itinga têm grande peso sobre esses numeros. É esse rico chão, que além da beleza das gemas, também e riquissímo em feldspato, petalita, albita, espodumênio, lepidolita entre tantos outros minérios industrias.
 Nestes últimos anos aumentou bastante a retirada de granito em Itinga e região, o municipio tem grandes jazidas de granito que são bem cotados no mercado interno e principalmente no externo, mas ainda são as gemas (turmalinas) o sonho de muitos garimpeiros que escavam esse rico chão do vale do jequitinhonha na esperança de uma vida melhor.







Fonte: EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário