Volatilidade do Bitcoin continua a aumentar
A volatilidade máxima experimentada pelo Bitcoin essa semana o manteve em torno e abaixo dos US$12 mil. No entanto, apesar dos contínuos aumentos no volume de negociações, na sofisticação dos participantes institucionais do mercado e na infraestrutura de negociação, a faixa mais baixa de volatilidade recente parece elevada em relação aos mínimos históricos.
Isso é impulsionado pelo aumento da fragmentação da liquidez entre as plataformas de negociação (enquanto no passado as negociações concentraram-se apenas em grandes bolsas) e a crescente popularidade da negociação de margem e derivativos, que podem desencadear liquidações forçadas em períodos de grande mercado. Tanto Binance, quanto BitMex lançaram operações de margin trading e futuros de Bitcoin.
A recente volatilidade anualizada está em 101%, um nível raramente alcançado nos últimos cinco anos, e continua a aumentar. A volatilidade não está longe de sua alta local mais recente, de 135%, alcançada pela última vez no início de 2018, imediatamente após o pico da bolha.
Tudo indica que ainda assistiremos fortes oscilações nos preços dos criptoativos.
Fonte: Cryptowatch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário