Lápis lazúli
Lapis Lazuli é uma famosa pedra semipreciosa, conhecida por sua rica cor azul celeste , com manchas de ouro e às vezes veias de branco. Lápis-lazúli tem um passado glorioso; tendo sido extraído e usado como uma pedra preciosa decorativa desde pelo menos 4.000 aC Diz-se que o povo da antiga cidade bíblica de Ur negociou com lápis-lazúli no quarto milênio aC [1] Também foi valorizado pelos antigos egípcios e foi encontrado em objetos da IV dinastia (2613-2494 aC) em diante. [2]
Lápis lazúli
Lapis lazuli deriva seu nome da antiga palavra persa para blue - lazward [3] , ou a azula árabe , que tem as mesmas raízes linguísticas; e "lápis-lazúli" é a palavra latina para "pedra".
O lápis-lazúli é uma pedra composta, composta por mais de um mineral: o azul é o lazurita (não deve ser confundido com o azurita , um mineral separado); o branco é calcita e o ouro é pirita . A Lazurita é um tectossilicato , com a fórmula química (Na, Ca) 8 (AlSiO 4 ) 6 (SO 4 , S, Cl) 2 [3]
O lápis-lazúli mais valorizado é um azul profundo, rico e puro com manchas douradas, como no elefante lapis-lazuli esculpido na figura superior; as áreas azuis são de granulação fina, com brilhos dourados e com um mínimo de veias brancas de calcita ou manchas verde / cinza escuro. Lapis varia amplamente em qualidade, e a pedra da melhor qualidade é incomum, ocorrendo em menos locais e com um preço muito mais alto.
Diz-se que o melhor Lapis Lazuli vem do Hindu Kush; das antigas minas da província de Badakhshan, no Afeganistão [4] . A mina Sary-Sang ou Sar-I-Sang em Badakhshan ainda é o principal produtor de lápis-lazúli [5] - mas o mineral também é encontrado na Rússia, Andes, Birmânia, Canadá, Chile, Itália e EUA. [6] O preço varia muito, dependendo da qualidade / riqueza da cor. É uma rocha ligeiramente mais macia do que muitas pedras preciosase, portanto, presta-se bem à escultura - mas é conhecido por emitir um cheiro desagradável ao ser trabalhado (provavelmente pelo teor de enxofre). O Lapis Lazuli ainda é trabalhado à mão por artesãos especializados em oficinas no Afeganistão, e é a partir daí que muitos dos mundos esculpidos objetos Lapis Lazuli se originam.
O lápis-lazúli também foi reverenciado como uma pedra mágica ou "sagrada" no passado. Não é de admirar que esta pedra tenha sido considerada preciosa, mesmo com poderes mágicos: seu azul surpreendente, com brilhos de ouro, deve ter sido particularmente marcante e altamente desejável nos tempos antigos, antes do advento dos pigmentos sintéticos modernos. Eu posso imaginar que apresentar essa pedra como um presente seria como convidar uma garota com uma alta taxa de sucesso. É fácil fazer uma comparação entre a superfície da pedra e um céu azul escuro com estrelas douradas: com essas cores celestes, Lapis é obrigado a adquirir associações místicas.
Antes da invenção do pigmento azul moderno em 1834, Lapis Lazuli era a única fonte de azul ultramarino disponível para os artistas. A pedra foi pulverizada para formar a base de suas tintas e era rara e cara. Foi usado em muitas pinturas antigas famosas , e foi dito que Cleopatra foi usado como sombra [1] . O interessante é que, embora as cores modernas desapareçam com o tempo, o azul feito com Lapis Lazuli é tão brilhante como sempre em tons. Outra pedra usada para a coloração azul nos tempos antigos era a azurita - no entanto, isso é mais propenso ao desbotamento pela exposição ao ar, luz ou calor.
Imagens de Lapis Lazuli
Lápis lazúli
Nenhum comentário:
Postar um comentário