terça-feira, 15 de outubro de 2019

Campanha quer tornar um diamante feito de cabelo e símbolo de luta no mais valioso do mundo

O imenso valor atribuído a um diamante vem da beleza hipnótica da pedra, mas também do seu processo de feitura natural, de uma receita complexa, rara e principalmente demorada: puro carbono, direto das profundezas do planeta, compactado por milhões de anos sob altíssimas temperaturas. Desde os anos 1950, porém, que a ciência passou a conseguir produzir diamantes em laboratório, utilizando outras fontes de carbono. Uma delas curiosamente é o cabelo humano, feito do mesmo material, que pode ser transformado na pedra preciosa. Quando foi diagnosticada com câncer de mama, a inglesa Danielle Callaghan decidiu cortar um tufo de seu cabelo e transformá-lo em um diamante – mas não para sua própria memória, e sim para oferecer à pedra um valor ainda maior do que o de uma simples joia.
Danielle Callaghan para a Against Breast Cancer
O cabelo foi enviado para o laboratório Life Gem, que cria gemas personalizadas desde 2001. O carbono contido no tufo é então submetido a temperaturas extremas sob condições especiais – e convertido em grafite. Esse grafite é então colocado em uma prensa de diamante, que replica a força, a pressão e o calor das profundezas da Terra. Três meses depois de enviado, assim, o cabelo se transforma em um diamante.
O diamante feito a partir do cabelo de Danielle
Ao se transformar em garota-propaganda da Against Breast Cancer (contra o câncer de mama, em tradução livre), Danielle decidiu transformar seu diamante de 1.59 quilates no mais valioso do mundo – capaz de salvar vidas.




Fonte: Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário