Rubi - Conceito, o que é, Significado
![](https://conceitos.com/wp-content/uploads/ecologia/Rubi-400x400.jpg)
Principais jazidas e sistemas de extração
As jazidas mais conhecidas estão no continente asiático, especialmente no Sri Lanka, em Myanmar e na Tailândia.
O rubi pode ser encontrado em poços de certa profundidade, em algumas pedreiras ou então nas margens de rios. Sua extração é realizada através de métodos artesanais que não mudaram ao longo do tempo.
Seu uso como joia
É uma das joias de maior prestígio no mundo da joalheria. Neste sentido, os governantes da Índia, nos tempos antigos, usavam rubis para enfeitar seus tronos ou decorar suas armas. Os grandes joalheiros estudam sua pureza e a distribuição da cor, em alguns casos, são mais valorizados que os diamantes.
Nos últimos anos, os rubis naturais estão sendo substituídos por produtos sintéticos, que têm uma aparência similar, mas são muito mais baratos. As imitações sintéticas apresentam forma e cor semelhantes, mas não possuem suas características físicas e químicas.
Simbolismo e propriedades
Tradicionalmente as pedras preciosas têm uma carga simbólica particular. O rubi representa o ideal de caridade e lealdade. Na antiguidade algumas culturas acreditavam que esta pedra escondia poderes espirituais.
Aqueles que acreditam na força e na energia dos chakras afirmam que as vibrações dos rubis podem ser benéficas em muitos sentidos: para dar alegria, provocar um sono prazeroso ou para ajudar a superar as dificuldades materiais. Em relação à saúde, afirma-se que esta pedra preciosa pode ajudar a superar os problemas renais, certas doenças oculares ou problemas imunológicos.
Imagem: Fotolia. rea_molko
Fonte: Portal do Geólogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário