terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O que são Pedras preciosas:

O que são Pedras preciosas:




Pedras preciosas são minerais cristalinos raros e de importante valor, que se distinguem pela sua beleza, pureza, cor, transparência, brilho, dureza e índice de refração da luz.
A pedra preciosa também é chamada de “gema” e tem o seu valor determinado pela raridade da sua cor, pureza, lapidação, peso e composição química.
As pedras preciosas são diferentes das pedras comuns, tendo a sua aparência mais caracterizada pelas cores e pelos brilhos, sendo muito valiosas devido à sua robustez e, principalmente, pela sua raridade. Cada pedra preciosa tem a sua própria particularidade, seus próprios componentes e significados.
Normalmente, são encontradas nos chamados garimpos ou nas minas. Depois de serem devidamente lapidadas, podem se transformar em artefatos de joalheria. 
Atualmente, já são fabricadas pedras preciosas em fornos elétricos a elevadas temperaturas, tendo como matéria-prima o material fundido que se obtém de resíduos das pedras. 
As pedras preciosas podem ter diversas utilizações, sendo mais comum na confecção de jóias e objetos valiosos de arte. No entanto, também são utilizadas em peças para instrumentos de precisão ou ainda na fabricação de abrasivos.

Nomes das pedras preciosas

Além de ter diferentes valores comerciais, de acordo com a sua composição química e raridade, as pedras preciosas também possuem significados místicos e espirituais que são atribuídos pela cultura popular.

Ágatas

Prosperidade, amizade, proteção, justiça e vitalidade. É excelente para combater a ansiedade, transmitindo paz e tranquilidade. 

Ametrino


Indica a mediunidade, capacidade de estabelecer ligações, sendo um auxiliador na busca pelo sentido da vida. Era utilizada para aliviar as dores pelo corpo. Encontrada na América do Sul.

Aragonita

Tem origem na cidade de Aragonia na Sicília. A aragonita é usada para acalmar, para pesadelos e para dores reumáticas.

Âmbar

Indica sorte, cura, proteção, beleza e amor. É usada para dar motivação e para tratar de dores musculares. Os povos antigos usavam essa pedra para afastar os maus espíritos e dar alegria.

Berilo

Sensibilidade, amor, energia. Estimula a sexualidade e a atração por parte do sexo oposto.

Calcedônia

Significa paz, proteção e traz sorte para o portador. Trata dos problemas de visão e das cordas vocais. Segundo os povos antigos, essa pedra era usada com objetivo de acabar com ilusões.

Calcite

É uma pedra de espiritualidade, paz e amor, cura e proteção. Segundo os povos antigos, essa pedra atrai bons pensamentos e elimina os maus.

Citrino

Prosperidade, autoestima e sucesso profissional. Essa pedra é usada para evitar pesadelos, trazer paz e sabedoria ao seu portador. Segundo a história, os povos antigos romanos usavam-na para se protegerem de maus-olhados.

Coral

Significa vitalidade e o equilíbrio emocional. Segundo os povos antigos, essa pedra fortalece a amizade e tira a inveja, era muito usada como pedra de proteção.

Coralina

Proteção, paz, cura e sexualidade. Era uma das pedras mais valiosas. Costumavam ser usadas pelos egípcios para a renovação, tendo ainda características divinas.

Crisocola

Essa pedra tem como característica a paz, a sabedoria, o amor e principalmente os negócios. Segundo consta, essa pedra ajuda em questões de trabalho e dinheiro, proporcionando mais riquezas.

Crisoprásio 

Relacionada com a felicidade, sorte, cura, dinheiro e prosperidade. Essa pedra estimula a autoconfiança e traz estabilidade financeira. No Egito era usada para proteção contra a magia negra.

Cristal

Harmonia e energia, usado normalmente para uma estabilidade física e espiritual como uma cura. É a pedra mais famosa da antiguidade, muito conhecida por ser uma potencializadora de energia.

Diamante

Uma das pedras preciosas mais famosas e com um alto valor comercial. É vista como vitalizadora espiritual, estimuladora sexual, traz proteção, coragem, cura e força. Muito usada como símbolo de amor e união.

Dolomite

Pedra de harmonização, calmante e limpeza. O seu uso é atribuído a pessoas que têm um temperamento mais agitado ou agressivo. Equilibra os desejos e as necessidades. Na Idade Média essa pedra era moída e usada no tratamento da pele e dos ossos.

Dumortierita

Para a disposição e concentração. Essa pedra traz harmonização para o ambiente à sua volta, tirando energias negativas e proporcionando relaxamento na meditação.

Esfénio

Poderes mentais e espirituais. Segundo os povos antigos, essa pedra era usada para proteção espiritual e equilíbrio mental.

Esmeralda

Serve de proteção para aqueles que estão viajando. As suas características são o amor incondicional e a confiança. Segundo a história, Cleópatra usava essa pedra com a crença de que tinha um efeito de rejuvenescimento.

Fluorite

Fortalecimento e autoconfiança. Era usada para tratar de insônia e para ajudar as pessoas a superarem momentos difíceis. Segundo a história, era usada na China para proteção de magia negra e pensamentos maus. 

Heliotrópio

Satisfação, a vitalidade e o sono. Essa pedra era usada para prevenir pesadelos e proporcionar um sono tranquilo. Acreditava-se que tinha um efeito rejuvenescedor e purificador do corpo. Na Índia era usada para afastar doenças e inimigos.

Pedras semipreciosas

​O conceito de pedras semipreciosas surgiu no começo do século XX, mas atualmente está em desuso pelos grandes joalheiros do mundo. Todas as pedras preciosas devem ser classificadas como "gemas", sendo que algumas possuem maior raridade e valor de mercado do que outras.
Popularmente, ainda são consideradas pedras semipreciosas alguns minerais cristalinos não tão valiosos e de menor dureza, como por exemplo: o quartzo hialino (cristal de rocha), ametista, topázio defumado, quartzo rosa, calcedônia, crisopraso (variedade da ágata), cornalina, ágata, ônix, jaspe e heliotrópio.
O Brasil não tem uma lei de especifique o que são pedras preciosas, ao contrário da França, que possui uma legislação que diz ser toda a pedra com um grau de dureza maior que o do vidro, apresentando um aspecto agradável, pode ser considerada uma pedra preciosa.



Fonte: CPRM/DNPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário