O cobre foi o primeiro metal que os seres humanos utilizaram para fazer ferramentas. Ele é um elemento químico algumas vezes encontrado em estado puro na natureza. Assim, desde tempos muito antigos foi possível extraí-lo e utilizá-lo. Isso provavelmente começou há cerca de 10 mil anos. Os cientistas usam símbolos para referir-se aos elementos químicos, e o do cobre é Cu.
Um artesão decorando vasos de cobre na China.
© Marco Clarizia/Dreamstime.com
Por volta de 6500 a.C., o ser humano aprendeu a moldar o cobre e, em aproximadamente 3500 a.C., aprendeu a derretê-lo e misturá-lo com estanho para produzir bronze. A descoberta acabou dando nome a um importante período, conhecido como Idade do Bronze.
Onde é encontrado o cobre
O cobre geralmente se combina com outros elementos, formando compostos. As rochas que contêm esses compostos são chamadas de minérios de cobre.
Uma mina de cobre no sul do Arizona, nos Estados Unidos.
© GalinaSt/Fotolia
Calcocita, calcopirita, bornita, cuprita e malaquita são os minérios de cobre mais comuns. Para obter cobre puro, os cientistas devem separá-lo dos demais elementos.
O maior depósito conhecido de cobre está situado no Chile, na cordilheira dos Andes. Há grandes depósitos nos Estados Unidos, na Indonésia, no Peru, na Austrália e na Rússia. O cobre também é encontrado nas algas marinhas, em muitos corais, no fígado humano e em certos moluscos e artrópodes.
Propriedades
O cobre é fácil de moldar. Pode ser transformado em folhas bem finas ou em fios muito longos e também finos. Ele não sofre a ação da atmosfera nem da água do mar. Isso quer dizer que não enferruja e não é corroído. No entanto, quando fica exposto ao ar por longos períodos, cria-se uma camada protetora de cor esverdeada sobre ele.
Cobre derretido sendo colocado dentro de moldes em uma fundição.
© Djelen/Shutterstock.com
O cobre é um bom condutor de calor e eletricidade. Também se combina sem dificuldade com praticamente todos os metais. Da liga metálica com o zinco surge o latão. Do cobre com o estanho se obtém o bronze. Há também ligas de cobre e níquel e de cobre e alumínio.
Usos
Por ser bom condutor de eletricidade e calor, o cobre costuma ser usado em instalações elétricas, aparelhos elétricos e eletrônicos, radiadores de motores para veículos e aparelhos de ar-condicionado. Tubulações de água e outras partes do sistema hidráulico de uma casa também podem ser feitas de cobre, pois ele é bastante resistente.
O cobre é usado na fabricação de cabos elétricos porque é um bom condutor de eletricidade.
© Pegasus/Fotolia
Fonte: Brasil Mineral




Nenhum comentário:
Postar um comentário