Esmeralda Vermelha
O berilo vermelho, também conhecido como bixbite ou Esmeralda Vermelha. Deste modo, é tão raro que o Utah Geological Survey (banco de dados geológicos) estimou que uma única peça dessas joias é descoberta por cada 150.000 diamantes de qualidade durante o trabalho feito por geólogos.
Sendo assim, o Berilo, puro incolor, só ganha suas matizes brilhantes de impurezas na rocha. Porque o cromo e vanádio dão uma cor verde resultando em uma esmeralda. Assim o ferro fornece um tom azul ou amarelo criando água-marinha e berilo dourado. Finalmente, o manganês adiciona a cor vermelho-escuro para criar o berilo vermelho ou a esmeralda vermelha.
A esmeralda vermelha é encontrada somente em Utá, Novo México, e México. Mas a maioria dos exemplos encontrados são apenas alguns milímetros no comprimento. Isso porque é demasiadamente pequeno para ser cortado e facetado para o uso. Então aqueles que foram cortados são geralmente menos de um quilate de peso. Portanto, um berilo vermelho de 2 ou 3 quilates seria considerado excepcional.
Fonte: CPRM
Nenhum comentário:
Postar um comentário