Homens são presos no aeroporto de Manaus com barras de ouro sem provação de origem
Uma das cargas seria levada para Nova York.
Por G1 AM
Homens são presos no aeroporto de Manaus com barras de ouro sem provação de origem — Foto: Polícia Federal/Dibulgação
Dois homens foram presos pela Polícia Federal no Amazonas no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, ao tentarem transportar barras de ouro sem comprovação de origem. Os casos ocorreram na sexta-feira (24) e nesta segunda (27).
O primeiro caso foi de um homem de 32 anos. a PF informou que ele "tentava ludibriar a fiscalização da Receita Federal no aeroporto e, assim, concluir o desembaraço aduaneiro para a conclusão da venda de aproximadamente 35 Kg de ouro para dois americanos". O material seria levado para Nova York.
"Apesar de terem sido apresentados documentos fiscais, a carga se encontrava desacompanhada de documentos exigidos por lei para comprovar a origem lícita do material", informou a Polícia Federal..
Conforme a PF, uma inspeção apontou a composição do metal precioso, possibilitando a identificação de sua origem. "Dessa forma, laudo pericial comprovou que se trata de ouro de garimpo".
Contra o homem, ainda segundo a polícia, deve ser aberto um Auto de Prisão em flagrante pela prática dos crimes de receptação qualificada e de usurpação de bem da União.
Já nessa manhã de segunda-feira (27), um homem de 44 anos foi preso em flagrante por transportar aproximadamente 4,4Kg de ouro, sem comprovação de origem.
"Servidores da Receita Federal deram voz de prisão ao homem, que foi apresentado ao Delegado de Polícia Federal competente, o qual ratificou a voz de prisão e determinou a lavratura de Auto de Prisão em Flagrante pela prática, em tese, dos crimes de receptação e de usurpação de bem da União", informou, em nota, a PF.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário