sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Pilhagem | Empresa chinesa "explora" 10 mil quilates de diamante em mina no Piauí

Pilhagem | Empresa chinesa "explora" 10 mil quilates de diamante em mina no Piauí









Grupo empresarial chinês, associado com israelenses, está explorando uma mina de diamante no município de Gilbués (815 km de Teresina). O secretário estadual de Mineração, Gás, Petróleo e Energias Renováveis, André Quixadá, afirmou que a DM Mineração é uma mineradora multinacional com capital chinês, israelense e brasileiro e está devidamente licenciada e regulamentada. A partir de agora, já tem licença para explorar efetivamente os diamantes da região.


A DM Mineração investiu US$ 25 milhões em equipamentos e o empreendimento irá gerar 300 empregos de forma direta e indireta. A previsão de extração é de 10 mil quilates de diamantes por mês. As pesquisas começaram há dez anos, mas agora a produção começou.

“Os diamantes de Gilbués já possuem certificação internacional, ou seja, foram devidamente caracterizados, sendo possível a individualização de suas características mais específicas, permitindo que sejam reconhecidos em qualquer lugar do mundo. O que estou querendo dizer é que os diamantes encontrados em Gilbués são únicos, o que agrega mais valor ao produto”, afirmou o secretário estadual André Quixadá.

Por outro lado, a miséria e a pobreza aumentam na região. O efeito é parecido com a ação dos ingleses em continente africano. Levaram diamantes, espalharam doenças e mataram muita gente.



Fonte: Brasil Mineral

Nenhum comentário:

Postar um comentário