domingo, 12 de janeiro de 2020

Uma empresa canadense quer construir a maior mina de ouro do Brasil — no coração da Amazônia


Uma empresa canadense quer construir a maior mina de ouro do Brasil — no coração da Amazônia






Pôr-do-sol durante a canoada Bye Bye Xingu, ação ativista promovida por indígenas e ribeirinhos, com apoio do ISA, na Volta Grande do Xingu . Foto: Lilo Clareto/ISA, publicada com permissão.
Esta é uma compilação de duas matérias produzidas pelo Instituto Socioambiental (ISA), organização não governamental brasileira de defesa do meio ambiente e direitos indígenas. Esta versão foi editada para o Global Voices e publicada com permissão.
Uma empresa canadense planeja construir aquela que será a maior mina de ouro a céu aberto do Brasil, localizada no coração da floresta amazônica, às margens do Rio Xingu, em Altamira- Pará. 
A Belo Sun Mining Corp, sediada em Toronto, no Canadá, está por trás do projeto Volta Grande Gold Project, que planeja extrair 600 toneladas de ouro ao longo de 12 anos. A mina deve deixar montanhas de rejeito com aproximadamente duas vezes o volume do Pão de Açúcar. Uma comunidade de 300 famílias, que vive da terra nas localidades da Vila da Ressaca, Galo e Ouro Verde, terão que ser relocadas.



Plano de pesquisa da Belo Sun Mining Corp, mostrando as Terras Indígenas adjacentes. Montado pelo ISA.




Fonte: Brasil Mineral

Nenhum comentário:

Postar um comentário