terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Boato sobre diamantes no distrito de Rio Pardo em Rondônia atrai garimpeiros; vídeo




Boato sobre diamantes no distrito de Rio Pardo em Rondônia atrai garimpeiros; vídeo








ICMBio está na região para tentar manter a ordem

Localizado a 160 quilômetros de Porto Velho, a comunidade do distrito de Rio Pardo, está vivendo uma movimentação atípica nos últimos dias. O motivo foi a recente divulgação por meios não oficiais de que essa área abriga uma enorme reserva de diamantes.
Essa informação vem sendo rapidamente espalhada nas redes sociais e através do canal de vídeos no Youtube. Nas imagens, garimpeiros de todo o Brasil já estariam cientes dessa nova “mina de diamantes” que fica dentro de uma área de preservação ambiental e protegida por leis federais e estaduais.




Vale ressaltar que imagens e fotos que não são dessa região andam sendo divulgadas na internet como se fossem e nada até o momento foi confirmado. Porém, moradores do distrito alegam sentir um aumento do fluxo de pessoas na região.
A principal preocupação é de que com a confirmação dessa informação o distrito se torne alvo de uma explosão migratória e conflitos relacionados à exploração dessa área de terra comecem a surgir, aumentado os índices de violência. Veja o vídeo que está circulando em redes sociais:

ICMBio

O boato espalhado nos últimos dias de que uma jazida de diamantes teria sido descoberta no distrito portovelhense de Rio Pardo, dentro de uma área de proteção ambiental mobilizou não apenas garimpeiros, mas também as autoridades responsáveis por fiscalizar e proteger essas áreas.
Nesta sexta-feira, policiais militares e agentes do ICMBio bloquearam a pista que dá acesso à reserva onde supostamente está localizado o garimpo e impediu a passagem de garimpeiros que seguiam rumo ao sonho de encontrarem pedras de diamante que de acordo com vídeos que circulam na internet pesam mais de um quilo.
Materiais para a realização de garimpagem artesanal como picaretas, peneiras e pás, foram apreendidas e os garimpeiros retidos no início da estrada. O pequeno distrito está vivendo um momento atípico com uma grande movimentação de pessoas nessa localidade. 
A comunidade está ansiosa para saber qual será o rumo do distrito com esse “estouro” do garimpo de diamantes.







Fonte: Painel Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário