Como identificar um diamante bruto
Passos a seguir:
1
Diamantes em bruto, por seu aspeto vulgar, podem ser confundidos por observadores inexperientes com zircônios cúbicos, quartzos ou moissanita.
2
No entanto o diamante é dotado de uma característica que o torna inconfundível: é a pedra com maior dureza (classificação de 10 na escala de Mohs). Isto significa que nada consegue riscar um diamante, a não ser outro diamante.
3
Desta forma você poderá tentar riscar essa pedra suspeita de diamante com algo afiado, como uma chave de fendas ou um vidro. Se não for originada qualquer marca na pedra, é porque muito provavelmente se trata de um diamante!
4
Fique conhecendo também as características de um diamante em bruto: ele é opaco quando retirado da terra mas, após lavado e polido, pode revelar um brilho acinzentado.
5
No entanto um diamante não deixa passar a luz através dele, como corre com o vidro. Por esta razão faça uma pequena experiência: coloque a pedra suspeita sobre uma revista ou um outro material escrito, se as letras forem claramente refletidas na pedra, é porque não se trata de um diamante.
6
Pegue na pedra que você acha se tratar de um diamante e coloque-a junto à sua boca, expire para tentar embaciá-la. Um diamante verdadeiro não irá embaciar ou, se embaciar, o efeito demorará menos de 2 segundos.
7
Por último, a melhor forma de identificar um diamante bruto é levá-lo a um gemólogo ou joalheiro. Esses profissionais terão os materiais necessários para analisar de que pedra se trata.
Fonte: Portal do Geólogo
Obrigada pelas dicas Boa noite.
ResponderExcluirAparelho para denifica a pedra bruta do diamante
ResponderExcluir