sábado, 31 de outubro de 2020

Diamante Camaleão

 



No mundo da joalheria, os diamantes de cores ocupam um lugar especial, mas se vamos falar de gemas especiais os diamantes camaleão são dos mais raros e valiosos na indústria dos diamantes. Pois, por muito incrível que pareça, esta variedade pouco conhecida de gemas possui a capacidade única de cambiar temporalmente sua cor em resposta a luz e o calor. Sendo o diamante camaleão de Chopard, a gema maior e famosa deste tipo com 31,32 quilates.
Diamantes_camaleon_joya_life_2
Se bem, pudera pensar-se que o diamante camaleão é um tipo de diamante produzido artificialmente ou que ha recebido um tratamento da cor, a verdade é que se trata de uma das pedras mais raras que só produze a natureza, já que ate o momento não existe nenhum tratamento ou processo que possa reproduzir este efeito. Embora, cientificamente se acredita que a presença de elementos como o hidrogeno e o nitrogênio em sua estrutura cristalina, seriam os responsáveis do efeito camaleão.
Outra característica que define a estes diamantes, é que não é possível encontra-los em cores puros ou intensos e normalmente, em sua cor estável só exibem tons verdes, amarelos e grises; enquanto que em seu tom temporal ou cor instável tendem a buscar um tom entre o marrom intenso, laranja ou amarelo.
Diamantes_camaleon_joya_life_1
Por tratar-se de diamantes de cor, a simples vista é difícil identificar si se trata de um diamante camaleão, pelo que é possível realizar uma prova simples para determina-lo. E para isso, existem dois métodos: o primeiro é verificar se ocorrer um processo chamado termocromismo, e consiste em usar uma chama para someter o diamante a um calcetamento mínimo de 150°C, suficiente para provocar que mude de cor; embora depois de enfriar-se retomará seu tom original.
Diamantes_camaleon_joya_life_3
Enquanto que no segundo método, baseado no fotocromismo, se guarda o diamante em um lugar obscuro pelo menos 24 horas, para posteriormente leva-lo a um lugar iluminado e ver se produz o cambio de cor característico de este tipo de diamantes. Geralmente se tratara de um diamante camaleão, os de cor verde, por exemplo, cambiaram a um tom de cor marrom, laranja ou amarelo.
Assim mesmo, é importante conhecer que dentro dos diamantes camaleão existem dois tipos: os “Classic Chameleon”, conhecidos por sua capacidade de obscurecer-se depois de guarda-los por logos períodos de tempo em lugares obscuros ou esquentar-se; e aclarar-se ou revelar sua cor estável, depois de expô-los a luz ou enfriar-se. Por sua parte os “Reverse Chameleon”, se diferenciam de estes, em que não cambia sua cor ao esquentar-se e sua cor estável obscurece unicamente ao ser exposto a luz, mas se aclara ao permanecer em um entorno obscuro.
Diamantes_camaleon_joya_life_4
Apesar de ser uma gema muito valorada, se desconhece sua origem exata e a localização de seus principais nascimentos, embora se haja encontrado diamantes camaleão em varias minas de Brasil, Borneou, Venezuela, Serra Leoa e Costa de Marfim. Definitivamente os diamantes camaleão, ha revolucionado o mundo da joalheria com sua beleza e raresça, por isso se você procura uma joia intrigante, este tipo de diamantes é a opção indicada.

Fonte: Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário