quarta-feira, 28 de outubro de 2020

NOMES E O SIGNIFICADO DAS PEDRAS PRECIOSAS

 


Nomes e o significado das pedras preciosas

Cada pedra tem uma origem única e por serem itens descobertos a milhares de anos, é comum que a sociedade tenha atribuído propriedades místicas à elas. Por curiosidades, nós criamos este post sobre o significado das pedras preciosas que usamos em nossas semi joias do dia a dia.

Para não carregar cada uma dessas pedras na sua bolsa, é muito melhor usa-las em acessórios, como brincos, anéis, pulseiras e colares. Cada uma delas pode ser usadas para proteção energética, são capazes de atrair prosperidade e ainda protegem do mau-olhado e da inveja. Quem é mais esotérico, não vai querer abrir mão!

pedras preciosas

ORIGEM DO SIGNIFICADO DAS PEDRAS PRECIOSAS E CRISTAIS

Durante milhares de anos, civilizações antigas têm usado o poder das pedras e cristais em joias, pois em contato com o corpo, elas nos liberam dos bloqueios mentais, físicos e espirituais. Assim, de geração em geração foi passado que somos naturalmente receptivos a energia que as pedras preciosas transmitem.

Então, além de atrair energia positiva, as semi joias com pedras preciosas são ótimas opções de presente, por isso confira alguns nomes e seus significados.

10 NOMES DE PEDRAS PRECIOSAS E SEUS SIGNIFICADOS

Qual o significado das pedras preciosas - Turmalina
O significado da pedra Turmalina

1 – Turmalina

turmalina é muito usada na nossa produção de semijoias, principalmente em conjunto de brincos e anéis. Essa pedra semi-preciosa é encontrada em diversas cores e isto depende da sua composição.

As ricas em ferro, por exemplo, vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; aquelas ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores azul, verde, vermelho, amarelo ou cor-de-rosa, etc.

E temos a versão brasileira, conhecia como Turmalina Paraíba! Ela tem um tom esverdeado e é uma das gemas mais procuradas de hoje.

Significado: Ajuda na libertação da mente dos sentimentos de culpa, raiva, inveja, ressentimento e insegurança. Ajuda na cura de doenças cardíacas e são excelentes amuletos de proteção.

Qual o significado das pedras preciosas - Turmalina Paraíba
O significado da pedra Turmalina Paraíba

2 – Ametista

ametista é uma variação violeta ou roxa do quartzo, usada desde a antiguidade como pedra capaz de proteger o espírito. A sua cor esta relacionada a espantar as energias negativas do ambiente. Por isso, o significado dessa pedra é purificação do ambiente, elevação da nossa intuição e ajuda a emagrecer.

Qual o significado das pedras preciosas - Ametista
O significado da pedra Ametista

3 – Esmeralda

Uma das pedras preciosas mais conhecida é a esmeralda. Sua cor verde e vibrante é usada a milhares de anos em joias e outros acessórios.

significado da esmeralda é proteção aos viajantes. Ela tem um efeito protetor a quem viaja muito ou quem vai fazer uma longa viagem. Ela também é a pedra do amor incondicional e da fidelidade.

Qual o significado das pedras preciosas - Esmeralda
O significado da Esmeralda

4 – Jade

Jade é uma pedra que varia do esbranquiçado ao verde-escuro. Além dos acessórios, a pedra jade também é muito usada em estatuetas. Seu nome deriva do espanhol piedra de hijada, ou pedra do flanco. Ela tem um significado de pureza e é utilizada como ferramenta de cura para os rins.

Uma curiosidade sobre a Jade: os povos antigos do México colocavam uma pedra dessa gema na boca dos mortos antes do enterro como sinal de proteção. Interessante né?

Qual o significado das pedras preciosas - Jade
O significado da pedra Jade

5 – Rubi

Rubi é a pedra da vitória e é capaz que fortalecer nossa capacidade de liderança e nos tornar mais fortes nos casos de disputas. Seu nome vem do latis rubeus que significa vermelho e ao lado do diamante e da esmeralda, é uma das pedra preciosas mais valiosas do mundo.

Qual o significado das pedras preciosas - Rubi
O significado da pedra Rubi

6 – Safira

Apesar de ser encontrada em diversas tonalidades, a Safira azul é a mais valiosa e conhecida. Essa pedra vem do árabe safir que literalmente significa “pedra preciosa”. A Safira é uma pedra que traz equilíbrio, ajuda quem precisa de concentração e fortalece a mente.

Curiosidade: A Safira e o Rubi são gemas preciosas que podem produzidas em laboratório e ficam idênticas as naturais, exatamente com a mesma composição física e química.

Qual o significado das pedras preciosas - Safira
O significado da pedra Safira

7 – Diamante

Com certeza, ao pensar em pedra preciosa todo mundo lembra logo de cara do Diamante. Essa é uma gema formada por carbono puro, sua tonalidade mais popular é incolor com nuances amarelas, azuis e verdes. Sua alta resistência e dureza – um diamante só pode riscado e quebrado por outro – transformam essa pedra no símbolo do amor que não pode destruído, por isso é muito popular em anéis de noivado e casamento.

Mas o diamante, tem a sua versão perfeita criada em laboratório, chamada Zircônia. A zircônia é muito usada em semijoias. 

Qual o significado das pedras preciosas - Diamante
O significado do Diamante

8 – Opala

Opala pode ter várias cores, desde o branco, azul, cinza, verde, entre outras. Na Idade Média, era conhecida por protetora dos ladrões, porque acreditava-se que ela tornava seu usuário invisível. E também foi muito popular por se acreditar que ela mudava as cores de cabelo das moças.

A Opala é considerada uma pedra capaz de captar e transmitir boas energia, também está associada à cura do corpo e da mente, oferecendo amor, paz e criatividade a quem a usa.

Qual o significado das pedras preciosas - Opala
O significado da pedra Opala

9 – Água Marinha

O nome dessa pedra veio do seu significado, é a gema dos marinheiros. Usada como amuleto da sorte e proteção dos viajantes dos mares. A Água Marinha também proporciona paz, reduz os efeitos do estresse e tem propriedades de cura.

Qual o significado das pedras preciosas - Água Marinha
O significado da pedra Água Marinha

10 – Turquesa

A pedra Turquesa tem uma cor azul meio verde tão única que inspirou na criação da cor de mesmo nome. A cor turquesa vem da presença do cobre na gema. Ela abre os caminhos, atraindo boa sorte e favorece a realização dos nossos sonhos.

Qual o significado das pedras preciosas - Turquesa
O significado da pedra Turquesa
Fonte: Brasil Mineral


Um comentário:

  1. Este JARDIM MINERAL é Tão LEGAL...Tuas GEMAS São FLORES de Beleza Tão NATURAL...Vem com BRILHO Tão EXCEPCIONAL...Aqui no Planeta Terra são FLORES Coloridas Tão FULGURANTES...e, no CÉU São lindas ESTRELAS de BRILHO Tão EMOCIONANTE...São TRILHÕES de DIAMANTES...!!!...edilsoncosta:. ***poéta vovô passarinho...aprendiz de GEMOLOGIA...Poetizando com HARMONIA... ...

    ResponderExcluir