Que os diamantes são pedras sempre muito desejadas todos sabem. Mas será que você conhece os fatores que determinam seu brilho intenso e valor único? Raridade, cor, tamanho, peso, lapidação… Cada característica tem uma importância na valorização do diamantes, o que gera muitas curiosidades. Veja a seguir as 6 perguntas mais comuns relacionadas a esta pedra preciosa:
1. Por que um diamante pequeno pode custar mais do que um grande?
Já ouviu falar dos 4 C’s dos diamantes? Para se avaliar um diamante, quatro itens são levados em conta: a cor, a pureza, a lapidação e o peso (em inglês, respectivamente, color, clarity, cut, carat – quilate). Há graduações e escalas de padrões internacionais para esses quatro itens. Cruzando-os, os especialistas chegam ao valor de cada uma das pedras colocadas à venda. Assim, um diamante pequeno excepcionalmente incolor (branco) pode custar mais que um diamante grande, de tom marrom.
2. Por que o tamanho de um diamante é dado em quilates ou em pontos? Qual a diferença?
Um quilate equivale a 200 miligramas, o que na prática significa uma pedra grande, difícil de ser encontrada na natureza. Para facilitar, foi criado um sistema de medição em pontos, que subdivide o quilate. Um ponto equivale a 0,01 quilate. Assim, dá para medir pedras menores. O problema é que as pessoas misturam os dois termos e você ouve, com freqüência, alguém dizer que ganhou um anel de noivado de 5 quilates, em vez de dizer “cinco pontos de quilate”. É uma diferença e tanto, claro, pois um diamante de cinco quilates equivale a uma pedra de mais ou menos 11 milímetros de diâmetro, um diamantão. Enquanto um anel de cinco pontos de quilate equivalem a 1,5 milímetro.
3. Um diamante rosa é mais caro do que um diamante branco?
Depende. Depende dos quatro itens mencionados acima: cor, pureza, lapidação e peso. Como os diamantes cor-de-rosa são bem mais raros do que os brancos, é provável que eles sejam mais caros, mas isso não é regra. Rosa, amarelo, azul, verde, vermelho e violeta são cores raras entre os diamantes.
4. Um diamante é para sempre?
O diamante é a pedra mais dura que conhecemos. Só pode ser riscada por um outro diamante. Mas isso não significa que não possam se quebrar. Diamantes quebram, sim. Tome cuidado com o seu!
5. Como saber se um diamante é falso ou verdadeiro?
A resposta só pode ser dada por um laboratório. Hoje em dia, diamantes artificiais, feitos pelo homem, são tão perfeitos que é impossível perceber a diferença a olho nu. Por isso, só compre diamantes em joalherias de confiança, que trabalham com garantia de autenticidade.
6. O correto é dizer brilhante ou diamante?
As duas formas estão corretas, o significado é que é diferente. Diamante é a pedra. Brilhante é um tipo de lapidação, em formato redondo, com 57 facetas, do diamante. É a lapidação mais conhecida e a que produz melhor efeito luminoso, graças aos diversos ângulos.
Fonte: HStern
Nenhum comentário:
Postar um comentário