terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Gemas naturais de água-marinha

 

Informações sobre pedras preciosas Aquamarine

Pedras Preciosas Aquamarine
Gemas naturais de água-marinha

Introdução

As águas-marinhas são certamente uma das maravilhas da natureza. Olhe para uma dessas gemas claras e lindamente lapidadas e você será instantaneamente transportado para as margens de uma ilha idílica. Em vez de um cristal, você está olhando para as águas transparentes do oceano dos seus sonhos.

A palavra água-marinha vem do latim, água-marinha, que significa água e marina, que significa 'do mar' e quando você olhar para essas lindas pedras preciosas, entenderá o porquê.

Quando alguém imagina as águas calmas do mar, lambendo as praias de areia branca das ilhas do Mediterrâneo, Caribe ou Pacífico Sul, a cor em nossas mentes é geralmente água-marinha e esta é a cor das melhores pedras preciosas água-marinha também. De azuis claros e claros a azuis escuros profundos e também alguns azuis esverdeados, é fácil descobrir como a cor e a pedra preciosa receberam seus nomes.

O berilo é um mineral feito de ciclosilicato de alumínio e berílio, mais comumente encontrado como cristais formados dentro de rocha ígnea. Os diferentes tipos de berilo são criados pela presença de oligoelementos, como cromo, ferro ou manganês. A água-marinha é formada por diminutas quantidades de ferro aprisionadas nos cristais de berilo à medida que crescem.

A esmeralda é a mais conhecida do clã do berilo, mas a água-marinha é uma gema semipreciosa muito procurada, que tem sido usada tanto em joias quanto em tratamentos espirituais há séculos.

Cores Aquamarine

Gama de cores Aquamarine
Gama de cores Aquamarine

Como sugere a raiz de seu nome, as cores mais finas da água-marinha lembram o mar e quanto mais parecida com uma lagoa azul translúcida perfeita, mais atraente a pedra é considerada.

A intensidade da cor é importante, com os azuis escuros e os azuis esverdeados sendo os mais valorizados, mas os admiradores da água-marinha também apreciam as cores pálidas ou pastéis de uma pedra preciosa cristalina sutilmente tingida.

Uma parte muito importante do valor da cor na água-marinha, assim como na maioria das gemas, é a uniformidade da cor, uma cor consistente em todo o cristal, sem zoneamento de cor visível.

A Santa Maria Aquamarine é uma gema azul saturada exclusivamente extraída em Santa Maria de Itabira, no Brasil. Eles são os mais valiosos e procurados, mas infelizmente a mina original está praticamente esgotada. O termo Santa Maria pode agora às vezes se referir a um cristal água-marinha de qualquer lugar, mas possuindo essa coloração particular; no entanto, os negociantes de joias mais escrupulosos devem identificar a fonte. Por exemplo, algumas belas gemas de cor e saturação semelhantes de Moçambique e Zâmbia foram apelidadas de Santa Maria Afrique para distingui-las da mina brasileira.

Pedras preciosas Aquamarine - GemSelect
Massive 40ct Aquamarine

Outra água-marinha azul vibrante é a Double Blue recentemente descoberta e extraída em Madagascar.

A cor das gemas água-marinha pode mudar dramaticamente quando vista de diferentes ângulos, mas isso só é realmente aparente em pedras de cores profundas, onde a mudança de cor pode ser de um azul forte a quase incolor. O termo técnico para isso é pleocroísmo.

Espécies Aquamarine

Água-marinha é parte da família do berilo de gemas e é semelhante em composição química a outros membros, esmeralda, morganita, berilo amarelo e assim por diante, o que realmente a diferencia como água-marinha é sua cor azul claro a azul escuro com notas de verde .

Aquamarine é uma pedra semipreciosa muito conceituada, capaz de atingir bons preços, por isso não é surpreendente que alguns comerciantes sem escrúpulos tenham tentado tirar partido deste bom nome. A água-marinha brasileira pode ou não vir do Brasil e é frequentemente usada como um nome falso para topázio azul. Siam Aquamarine é geralmente um zircão azul, enquanto Nerchinsk também é mais provável de ser topázio.

Aquamarine Clarity

Parte do charme e fascínio da água-marinha é sua semelhança com os mares azuis frios, então pedras preciosas de alta clareza são especialmente importantes para evocar aquelas imagens de areias brancas, peixes coloridos e corais espetaculares visíveis claramente através da água azul cintilante.

Quase todas as águas-marinhas consideradas boas o suficiente para o mercado de gemas são limpas para os olhos, ou seja, sem manchas ou inclusões visíveis a olho nu.

Isso é especialmente importante porque a água-marinha tende a ser transparente e de cor clara.

Pedras que têm inclusão visível são freqüentemente cortadas em cabochões ou contas ou, às vezes, esculturas extravagantes.


Fonte: Brasil Mineral

Nenhum comentário:

Postar um comentário