Um dos equívocos mais populares sobre a água - marinha é que sua cor deveria ser apenas azul. A maioria dos consumidores prefere uma cor azul-água-marinha escura. No entanto, a água-marinha natural não tratada é descrita gemologicamente como uma variedade de berilo verde-azulado transparente. Vamos examinar essa cor “verde azulada” e como os tratamentos térmicos a afetam.
O que é cor de água-marinha natural?
Pessoalmente, eu descreveria a cor de uma água-marinha com base na cor do corpo da pedra e realces. Aqueles com a cor do corpo azul e reflexos verdes do mar têm “cor água-marinha”. Aqueles com cor de corpo verde e realces em azul têm "cor de espuma do mar". Ambas as cores são lindas. Eu vendo muito bem, principalmente porque muitos joalheiros nunca viram essas cores e querem algo diferente e novo. Alguns nem mesmo reconhecem as pedras como águas-marinhas.
Embora algumas gemas água-marinha surjam do azul do solo, quase todas começam com uma vida verde-azulada. A maioria deles é tratada termicamente em azul, uma vez que esta é a cor que o público comprador prefere. Os tempos e gostos mudam, no entanto. Aquamarines de cor natural estão vendendo muito bem. (Eu prefiro sem aquecimento também).
Pense antes de aquecer água-marinha
Eu recomendo fortemente que você deixe os tratamentos de calor água-marinha para os especialistas. Embora a água-marinha seja geralmente mais fácil de aquecer do que a maioria dos outros materiais, os resultados podem não ser os desejados. Considere os seguintes pontos:
- A maioria das águas-marinhas disponíveis comercialmente já são aquecidas. Eles podem até ser tratados na mina antes de chegarem ao mercado. Isso se aplica tanto a pedras acabadas quanto ásperas.
- Nem todas as águas-marinhas podem ser aquecidas com sucesso. Pedras de algumas fontes irão rachar e quebrar durante o tratamento e, portanto, normalmente não são aquecidas.
- Em geral, a água-marinha está normalmente sob tensão ao longo do comprimento do cristal, cerca de um terço ao meio de sua espessura. O berilo tende a rachar no sentido do comprimento. Uma vez que a maioria das águas-marinhas não é tão grande, a produção e o tamanho das pedras diminuirão drasticamente quando se racharem.
- Ver o verde no berilo áspero não significa necessariamente que você tenha uma pedra não aquecida. As pedras de alguns locais retêm alguma cor verde, mesmo quando aquecidas com sucesso.
- Aquecer uma água-marinha com uma falha, bolha ou inclusão geralmente piorará o problema. Mesmo que você veja apenas uma sugestão de falha, isso pode indicar que há problemas na pedra que você não consegue ver.
Se você mesmo optar por fazer o tratamento térmico de água-marinha, é importante saber a origem do áspero. Você está se arriscando quando aquece o desconhecido em bruto.
Cor água-marinha: antes e depois do tratamento térmico
Este é um bom cristal água-marinha natural não aquecido. Sua cor é definitivamente um pouco verde. Eu chamaria isso de "cor de espuma do mar" em vez de "cor água-marinha".
O áspero natural não aquecido é bastante difícil de encontrar. Levei um tempo para conseguir algum material que pudesse aquecer para escrever este artigo. Observação: eu sabia onde esse material era extraído e que ele realmente aquecia sem problemas. Sem essa informação, eu não teria esquentado tanto.
Eu serrei o cristal quase pela metade. Encontrei uma pequena falha na pedra um pouco mais da metade da esquerda na imagem abaixo.
Decidi aquecer metade do cristal e comparar sua cor com a metade não aquecida. Essa seria uma boa maneira de comparar o efeito do aquecimento na cor azul-marinho.
Magia! A metade aquecida agora tinha aquela cor azul água-marinha que a maioria das pessoas reconhece. A pedra foi aquecida a 400 ° C durante uma hora ou mais. A mudança de cor foi bastante dramática. No entanto, observe que a cor azul não é mais saturada do que a cor verde azulada original do cristal natural. O aquecimento muda a cor, mas não afeta a saturação.
É melhor não aquecer água-marinha?
Se houver maior demanda por água-marinha azul, não faz sentido econômico comprar água-marinha sem aquecimento bruto a preços de pechincha e ganhar uma fortuna depois de aquecê-la?
Infelizmente, vender sua água-marinha tratada pode não causar a matança que você esperava.
Negociantes e mineiros rudes costumam aquecer água-marinha antes de entrar no mercado geral. No entanto, o custo do bruto aquecido e não aquecido é o mesmo. Se alguém tentar vendê-lo verde-azulado bruto por um preço baixo e garantir que vai "aquecer azul", o comprador deve ficar atento. O motivo pelo qual o áspero ainda é verde-azulado pode ser porque não pode ser aquecido com sucesso.
(Nota do editor: cuidado com as pedras vendidas como “águas-marinhas brancas”, que não são águas-marinhas, mas berilos incolores ).
Mesmo que você encontre um material bruto sem aquecimento e o aqueça de forma azul, você estará competindo com vendedores comerciais de pedras azuis. Você provavelmente não terá o volume para competir com eles com sucesso. Por outro lado, se você cortar água-marinha natural não tratada, terá algo fora do comum. Você se sairá melhor se não estiver competindo com vendedores comerciais , pelo menos em termos de cores. As águas-marinhas não tratadas têm um mercado mal atendido. Pessoalmente, tenho mais sorte com pedras incomuns e geralmente consigo mais dinheiro por quilate por elas.
Você pode cortar lindas joias de água-marinha não tratada. O tratamento térmico de águas-marinhas é um processo imprevisível. Você pode estragar uma boa pedra por nada. Mesmo se a pedra não rachar, você pode não ficar feliz com a cor resultante.
Existem boas razões para o cortador de gemas em pequena escala não aquecer água-marinha. No entanto, se você ainda quiser tentar, boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário