sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Como avaliar pedras preciosas

 

Escrito por chiara sakuwa Traduzido por isadora de oliveira grotti silva
Como avaliar pedras preciosas
As pedras preciosas são avaliadas pela cor, corte, claridade e quilate (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
As pedras preciosas irradiam beleza, complexidade e brilho. Mas determinar seu valor real de mercado requer uma avaliação especializada. Essas pedras, incluindo diamantes, safiras, topázios e ametistas, devem ser avaliadas por cor, corte, clareza e quilates. As com cores mais escuras e mais ricas, facetas claramente definidas e numeradas, assim como pureza impecável, dominam os valores mais elevados, de acordo com o Instituto Gemológico da América (GIA). Com uma abundância de imitações e joias sintéticas no mercado, é indispensável conhecer as características básicas que distinguem pedras autênticas de falsas antes de investir nelas ou vendê-las.

Instruções

  1. 1
    Pese cada pedra solta usando uma escala de microbalança eletrônica para determinar o seu quilate, unidade de peso de uma pedra preciosa. Em seguida, meça cada uma com um dispositivo de medição ótica especializada para determinar as proporções, simetria e ângulos das facetas, especificamente do corte da pedra. Se ela estiver ligada ou presa a uma armação, pode ser medida, mas não pesada.
    Como avaliar pedras preciosas
    Se a pedra estiver em uma armação, ela pode ser medida, mas não pesada (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  2. 2
    Classifique cada uma de acordo com a escala de cores do GIA. O valor geral da cor de uma pedra preciosa é determinada pela cor (cor espectral), a tonalidade (claro ou escuro) e saturação (pureza). Cada característica é avaliada em uma escala de 1 a 10, sendo 10 o mais alto. Uma pedra escura e rica, como o diamante Hope, por exemplo, obteria uma classificação no topo da escala de cores da GIA. Um diamante com defeito e impuro, por outro lado, obteria um classificação muito menor.
  3. 3
    Avalie a clareza de cada pedra de acordo com seu tipo a partir da escala de pontuação da GIA. São três tipos de clareza e são classificados apenas contra outras pedras da mesma categoria. Por exemplo: uma pedra tipo I, tal como o topázio, seria classificada de forma diferente a partir de uma pedra do tipo III, como uma esmeralda. A clareza é marcada com uma escala de VS, que varia de I-3 (fraco) a VVS (excelente).
    Como avaliar pedras preciosas
    São três tipos de clareza (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)
  4. 4
    Anote o valor de cada pedra preciosa e mantenha cada registro em um lugar seguro. Se a pedra não é sua, tenha certeza de que é uma pedra original e coloque-a, juntamente com a documentação, em sua embalagem original. Ao devolver uma pedra para um cliente, certifique-se de entregá-la pessoalmente ou por correio como um item de alto valor.
    Como avaliar pedras preciosas
    Anote o valor de cada pedra preciosa e mantenha cada registro em um lugar seguro (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
    • Mantenha-se informado sobre as últimas disposições governamentais, leis e exigências relativas ao seguro de pedras preciosas sob sua posse. Tendências do mercado de estudo e valores de preços de pedras preciosas garantem, de forma consistente, que você sempre obtenha o melhor valor para as suas pedras e para as de seus clientes. O país de origem de uma pedra, se puder ser verificado, pode ter um efeito positivo no valor.
    • Ao comprar pedras preciosas, esteja ciente de lojas de joias com desconto que também oferecem avaliações. Em tais casos, a "avaliação" não é muito mais do que um artifício de vendas usado para aumentar o preço e para o seguro. Em outras palavras, as vendas e as avaliações são melhor conduzidas separadas. Pergunte se a gema foi tratada e em que medida. As pedras que foram tratadas em calor excessivo, corantes, óleos e enchimento para melhorar a cor e clareza, muitas vezes, têm seu valor reduzido.

  5. Fonte: Dicas & Advertências

Nenhum comentário:

Postar um comentário