45 anos da TV Liberal: a corrida pelo ouro em Serra Pelada
Milhares de pessoas foram até o garimpo com o objetivo de enriquecer de forma rápida.
Por Kaio Vinicius, Programação TV Liberal
Um ‘formigueiro humano’ se formou em Curionópolis, sul do Pará. A colina de Serra Pelada foi dominada por milhares de pessoas no início da década de 80 em busca de um crescimento financeiro imediato, se tornando rapidamente o maior garimpo de céu aberto do mundo.
Existem muitas lendas sobre a descoberta do ouro no local, mas a mais famosa é de que um homem chamado Genésio Ferreira da Silva, antigo dono das terras da região, teria encontrado ouro ao cavar um buraco para fazer uma cerca no final da década de 70. A notícia se espalhou rapidamente e, em pouquíssimo tempo, milhares de homens foram à Serra Pelada em busca de ouro. O garimpo teve o seu auge no ano de 1983, quando em torno de 100 mil homens escavaram a cratera aberta à mão para tentar enriquecer, retirando quase 70 toneladas da mina. Após o seu ápice, a produção da Serra caiu significativamente e em 1992, foi desativada por decreto do ex-presidente Fernando Collor. Atualmente, o garimpo possui 180 metros de profundidade e está cheio de água desde que foi fechado.
45 anos da TV Liberal: A corrida pelo ouro em Serra Pelada na visão de Ismar Antônio — Foto: TV Liberal
Na época, a TV Liberal foi até a Serra Pelada fazer reportagens no auge e declínio do garimpo. Para o repórter cinematográfico Ismar Antônio, visitar o local foi um dos lugares mais fantásticos que já pode ir durante os seus trabalhos da emissora. “Quando a gente chegava na beira daquele buraco imenso, e via milhares de homens subindo e descendo aquelas escadas, era de arrepiar” - disse o telespectador José Antônio Ferreira acompanhou a história de Serra Pelada na tela da TV Liberal, afirmando que tem boas lembranças de ter acompanhado os acontecimentos da época pela emissora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário