quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Dubai exibe diamante negro de mais de 555 quilates que pode ter vindo do espaço

 Se diamantes são pedras extremamente valiosas, imagine um diamante negro de mais de 555 quilates. Para tornar o objeto ainda mais raro, pense que ele pode ter vindo diretamente do espaço. É isso o que a casa de leilões Sotheby’s, de Dubai, nos Emirados Árabes, afirma sobre um de seus cristais.

Diamante negro que será leiloado em Londres pode ter vindo do espaço. Imagem: AP Photo/Kamran Jebreili

Com exatos 555,55 quilates, o diamante negro ganhou o nome de “O Engima” pela Sotheby’s, que exibiu a joia rara nesta segunda-feira (17) à imprensa como parte da apresentação de uma exposição em Dubai e em Los Angeles, antes de ser leiloada em fevereiro, em Londres.

Segundo a Associated Press, a Sotheby’s espera que o diamante seja vendido por pelo menos 5 milhões de libras britânicas (o equivalente, hoje, a quase R$37 milhões). A casa de leilões planeja aceitar criptomoedas como forma de pagamento também.

Diamante negro de Dubai pode ser resultado de colisões de meteoritos com a Terra

Sophie Stevens, especialista em joias da Sotheby’s, revelou que o número cinco tem um significado importante para o diamante, que também tem 55 facetas. “A forma do diamante é baseada no símbolo de palma do Oriente Médio do Khamsa, que significa força e significa proteção”, disse ela. Khamsa em árabe significa cinco.

“Portanto, há uma boa energia do número cinco correndo por todo o diamante”, acrescentou Stevens, que afirmou que o diamante preto é provavelmente do espaço sideral. “Com os diamantes carbonados, acreditamos que eles foram formados através de origens extraterrestres, com meteoritos colidindo com a Terra e formando disposição de vapor químico ou mesmo vindo dos próprios meteoritos”, disse ela.

Os diamantes pretos, também conhecidos como carbonados, são extremamente raros, e são encontrados naturalmente apenas no Brasil e na África Central. A teoria da origem cósmica é baseada em seus isótopos de carbono e alto teor de hidrogênio.



Fonte: Brasil Mineral




Nenhum comentário:

Postar um comentário