sexta-feira, 27 de maio de 2022

Montes de cupins podem ajudar a revelar a localização dos depósitos de ouro





Monte de térmitas na Austrália Ocidental

Uma nova pesquisa conduzida pela CSIRO indica que formigueiros e cupins podem fornecer evidências de ouro localizado bem abaixo deles. Os montes de cupins em um local de teste nos campos de ouro da Austrália Ocidental continham altas concentrações de ouro, o que os cientistas dizem indicar um depósito de ouro maior sob o monte. Um cupinzeiro localizado nas minas de ouro da Austrália Ocidental é retratado acima.


O entomologista do CSIRO, Aaron Stewart, disse em um comunicado: "Os cupins e as formigas se enterram nessa camada de material onde uma impressão digital do depósito de ouro subjacente é encontrada e trazem traços dessa impressão digital para a superfície. Os insetos trazem pequenas partículas que contêm ouro da impressão digital do depósito, ou halo, e efetivamente armazená-lo em seus montes. Nossa pesquisa recente mostrou que pequenos montes de formigas e cupins que podem não parecer muito na superfície, são tão valiosos para encontrar ouro quanto os grandes montes africanos são que ficam vários metros de altura."


Os pesquisadores também descobriram que os cupins carregam metais e seus corpos e os excretam em um processo semelhante ao modo como os humanos excretam pedras nos rins.


Dr. Stewart diz: "Embora os insetos não concentrem metais em seus corpos, eles ativamente livram seus corpos do excesso de metais. Esse processo aparece como pequenas pedras, bem como pedras nos rins nas pessoas. Essa descoberta é importante porque essas excreções são força motriz na redistribuição de metais perto da superfície."


Estes são os cupins gigantes do Norte ou Mastotermes darwiniensis.


Cupins gigantes de trabalhadores do norte

A pesquisa foi publicada aqui no PLoS One.

Nenhum comentário:

Postar um comentário