segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

A Importância do garimpo de esmeraldas da Serra da Carnaíba para o Estado da Bahia

 



  • Post author:

A extração mineral na Serra da Carnaíba (BA) começou em 1963 com a descoberta das pedras preciosas esmeraldas na região e, de lá pra cá, muita coisa mudou, especialmente com a criação da Cooperativa Mineral da Bahia – CMB, que estruturou e organizou garimpeiros e mineradores no trabalho de exploração das esmeraldas.

Hoje o garimpo da Carnaíba não é importante apenas para as comunidades localizadas na cadeia de montanhas da área da lavra garimpeira. Sua importância ultrapassa os limites territoriais do município de Pindobaçu e movimenta a economia de outras cidades, a exemplo de Campo Formoso, que sobrevive direta e indiretamente das esmeraldas retiradas do subsolo da Carnaíba, as quais são transformadas em joias.

Cerca de 8 mil pessoas da região de Pindobacu estão ligadas diretamente às atividades de mineração e mais de 2.000 pessoas trabalham diretamente na extração dessas pedras preciosas, mas milhares de outras pessoas da microrregião são beneficiadas indiretamente pela extração de esmeraldas nas Carnaibas. A atividade do garimpo é de suma importância para o Estado da Bahia e para todas as regiões circunvizinhas da lavra garimpeira administrada pela Cooperativa Mineral da Bahia. O comércio de esmeraldas de Esmeraldas é alimentado por essa cadeia produtiva, assim como os garimpeiros que desenvolvem suas funções em minas subterrâneas, lapidários, designer de joias, engenheiros de mina, geólogos, construção civil e comércio local.

Somos uma comunidade entrelaçada por vários povos e trabalhadores que fazem o Estado da Bahia brilhar nacionalmente e fortalecemos a economia de várias cidades.



Fonte: DNPM/CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário