Os fãs de "Grandes Tesouros do Mundo" vão adorar essa notícia: uma dupla amadora de caçadores de tesouro encontrou 15 moedas de ouro de dois mil anos no vilarejo de Llangoed, na ilha de Anglesey, no País de Gales. Eles localizaram as peças da Idade do Ferro ao vasculhar um campo usando detectores de metais. Foi a primeira vez que uma descoberta do tipo aconteceu no país.
Tesouro fantástico
“Tendo procurado por artefatos históricos por mais de 14 anos, encontrar uma moeda de ouro sempre ocupou a posição de número um na minha lista de desejos", disse Lloyd Roberts, que encontrou as duas primeiras peças. “Sou relativamente novo na detecção de metais e fui incentivado por meu pai durante o lockdown. Eu estive neste campo algumas vezes e não encontrei nada muito interessante, mas, uma noite, literalmente encontrei ouro!", comemorou Tim Watson, que descobriu mais 10 moedas no local.
As moedas foram cunhadas entre os anos 60 a.C. e 20 a.C. Elas são atribuídas à tribo Corieltavi, que habitou a área geográfica da região de East Midlands durante o final da Idade do Ferro. O desenho de cada uma das peças é muito estilizado, derivado das moedas de ouro macedônias de Filipe II, que mostram o busto de Apolo no anverso (lado da cara) e uma carruagem de dois cavalos e um cocheiro no reverso (lado da coroa).
“Este tesouro é um exemplo fantástico da rica paisagem arqueológica que existe no noroeste do País de Gales", disse Sean Derby, arqueólogo e servidor do Fundo Arqueológico de Gwynedd. "Embora as imediações da descoberta não forneçam nenhuma pista sobre a sua origem, o local encontra-se em uma área conhecida de atividade pré-histórica e romana e ajuda a aumentar nossa compreensão dessa região. Sou muito grato aos localizadores e ao proprietário do terreno por relatar os achados e nos permitir visitar o local”, completou.
Se interessa por tesouros? Assista "Grandes Tesouros do Mundo" no History Channel! A série é exibida às sextas-feiras, a partir das 22:15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário