sábado, 9 de agosto de 2025

Água-marinha


 A água-marinha é uma variedade do berilo, com uma composição química de silicato de alumínio e berílio. A sua dureza é 7,5 - 8 na escala de Mohs[1].

A cor da água-marinha varia do verde-azul a azul-claro. O Brasil é o maior produtor, mas esta gema é encontrada um pouco por todo o mundo. Já foi encontrada em ElbaItáliaMourne MountainsIrlanda do NorteMursinskTakovaja RiverShaitansk HillsAdun-Tchilone BaikalRússiaRossing e KI. SpitzkopjeNamíbiaMadagascarZimbábueTanzâniaQuéniaSri LankaÍndiaMianmarCalifórniaColoradoConnecticut e MaineEstados UnidosAustráliaPaquistãoAfeganistão.

No Brasil, existem minas nos Estados de Minas GeraisEspírito SantoBahiaRondônia (sendo este pouco explorado nesta região) e Rio Grande do Norte onde são encontradas as melhores do país. A Rainha do Reino Unido, Elizabeth II possui várias gemas que lhe foram dadas de presente quando ela esteve no Brasil.

Na década de 1950 foi encontrada em Pancas Espírito Santo, a maior água-marinha do mundo que, devido à sua beleza, foi denominada "Martha Rocha", a Miss Brasil da época.

Ate década de 1950 foi encontrada em Resplendor, Minas Gerais, ate então era a maior água-marinha do mundo que pesava 110 kg, e suas dimensões eram de 48,5 cm de comprimento e 42 cm de diâmetro. Com a descoberta de uma nova ÁGUA MARINHA, no ano de 1983, na cidade de Tenente Ananias, Rio Grande do Norte deu o novo titulo da maior água marinha do mundo já encontrada, com 149,1 kg, com dimensões aproximadas de 52,1 cm de comprimento e 52,3 cm de diâmetro.  Tem fractura desigual e concoides, clivagem imperfeita. A sua cor varia desde o azul, azul-claro e azul-esverdeado ou até mesmo tende aos tons escuros, com um grau de pureza em 55%. São raros os exemplares com um azul intenso e sem tons esverdeados, uma vez que a maioria das águas-marinhas com um azul perfeito foram sujeitas a tratamentos especiais, o sendo o principal o aquecimento da gema. Este tratamento elimina os tons esverdeados fazendo com que a gema fique com um aspecto mais impressionante. Contudo, nem sempre as pessoas preferiram assim, algumas pessoas preferem os tons naturais por ser mais parecido com o azul do mar.

Formação e Ocorrência da Pedra Marinha. 

A água marinha se forma nas profundezas da Terra sob intensa pressão e calor, em meio ao magma rico em minerais. [6]Durante esse processo, os elementos químicos se cristalizam, dando origem a belos cristais azulados. Curiosamente, o mesmo processo também pode formar esmeraldas, dependendo da presença de outros elementos, como o cromo. No Brasil, os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Norte são ricos em jazidas dessa pedra. Nosso país é o maior produtor mundial, com exemplares de qualidade excepcional.[7]

Nenhum comentário:

Postar um comentário