terça-feira, 22 de maio de 2018

Água-Marinha, ( BERILO AZUL)

Água-Marinha, ( BERILO AZUL)

Água-Marinha, Pedra SemipreciosaA pedra semipreciosa denominada água-marinha é, como a esmeralda, a morganita e o heliodoro, uma variedade de berilo (silicato de berílio), cuja fórmula química é Be3Al2(SiO3)6. O peso específico dessa substância é 1,58 e sua dureza vai de 7 a 7,5 numa escala em que a dureza máxima, só alcançada pelo brilhante, é dez. O sistema de cristalização da água-marinha é hexagonal e forma prismas quase cilíndricos, mais límpidos e maiores do que as esmeraldas. Seu colorido é azul, verde-azulado ou verde-mar.
Uma água-marinha de forma globular ocupa o ponto central da coroa dos soberanos do Reino Unido, e outras gemas do mesmo tipo integram coleções milionárias em todo o mundo.

O Brasil é o maior exportador de águas-marinhas. As jazidas brasileiras, especialmente as do vale do rio Jequitinhonha, produzem pedras de ótima qualidade. Dois dos maiores cristais de que se tem notícia foram encontrados em 1955, no estado de Minas Gerais. O Marta Rocha, originário de Teófilo Otoni, pesou 33,92kg e a pedra batizada Lúcia, proveniente da lavra de Garajaú, alcançou 61kg de peso. Outros produtores importantes são a Rússia, Madagascar, Sri Lanka, Índia e Estados Unidos. As maiores coleções são as do Museu Geológico de Londres e a da Smithsonian Institution, em Washington.

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ESMERALDA

Mais nobre variedade do mineral berilo, notabiliza-se pela luminosa cor verde-grama, devida aos elementos cromo e vanádio, bem como por sua relativa fragilidade e elevada dureza. Seu nome deriva do sânscritosamârakae deste ao gregosmaragdos.
A esmeralda já era explorada pelos egípcios por volta de dois mil anos antes de Cristo, nas proximidades do Mar Vermelho. Famosas desde a Antiguidade eram também as esmeraldas das minas egípcias de Zabarahque ornavam Cleópatra.
Quimicamente, a esmeralda se constitui de silicato de berílio e alumínio e, em estado bruto, apresenta a forma de um prisma hexagonal.
Em raros casos é inteiramente límpida, apresentando um cenário de inclusões conhecido como jardim das esmeraldas. Procuradas desde a chegada dos portugueses ao Brasil, sobretudo pelas expedições dos bandeirantes ao interior do país nos séculos XVI e XVII, as fontes de esmeraldas de aproveitamento econômico foram encontradas em nosso país somente no século XX.

Os mais belos espécimes de esmeralda do mundo procedem da Colômbia, onde são extraídas de rochas xistosas nas famosas minas de Muzo, Coscuez e Chivor.
Na África, há importantes países produtores, destacando-se principalmente a Zâmbia, 2º produtor mundial, o Zimbabwe e Madagascar.

O Brasil é atualmente o terceiro produtor mundial e as gemas provêm dos Estados de Minas Gerais (Garimpo de Capoeirana, em Nova Era; e Minas deBelmont e Piteiras, em Itabira); Goiás (localidades de Santa Terezinha e Porangaru), Bahia (localidades de Carnaíba e Socotó) e Tocantins.
Historicamente, o tratamento empregado com mais frequência em esmeraldas é o preenchimento de fraturas com óleos ou resinas naturais, com a finalidade de torná-las menos perceptíveis. Atualmente, as resinas artificiais, sobretudo o produto Opticon, têm substituído os tradicionais óleos e resinas naturais.
Esmeraldas obtidas por síntese são comercializadas desde 1956, empregando-se dois diferentes métodos. Elas se diferenciam das esmeraldas naturais principalmente pelas inclusões e/ou estruturas de crescimento.

Fonte: Geologo.com

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Mineradora de diamante da Rússia vira nova patrocinadora da Fifa

Faltando menos de dois meses para o início da Copa do Mundo da Rússia, a Fifa anunciou nesta segunda-feira mais um patrocinador. Trata-se da Alrosa, mineradora de diamantes da Rússia, considerada a maior do mundo em volume de produção. Parte da empresa é controlada pelo governo russo.
Nem a Fifa e nem a mineradora revelaram as cifras envolvidas no acordo. Pelo acerto, a empresa vai anunciar sua marca durante os jogos da Copa do Mundo da Rússia. “Com a Copa do Mundo ali na esquina, estamos felizes em contar com um forte apoiador como a Alrosa”, disse Philippe Le Floc’h, chefe do departamento comercial da Fifa.
Com o anúncio, a mineradora se junta às empresas Alfa-Bank, Rostelecom e Russian Railways como patrocinadores em nível regional, categoria criada pela Fifa neste ano. Elas fecham, assim, as quatro “vagas” disponíveis para a Europa nesta categoria de patrocínio. As demais regiões – América do Norte e Central, América do Sul, África e Oriente Médio e Ásia – continuam vazios, sendo quatro cotas para cada região, totalizando 16.
Pelas definições do departamento comercial da Fifa, há ainda dois níveis acima na divisão dos seus apoiadores, sendo a principal os “parceiros” da entidade. Logo abaixo vem os patrocinadores da Copa do Mundo.
A Fifa vem fechando acordos de patrocínios com empresas da Rússia, China e Catar desde que foi atingida por uma investigação de corrupção iniciada por autoridades da Suíça e dos Estados Unidos.

Fonte: Exame

Balança Comercial tem superávit de US$ 1,924 bilhão na 3ª semana de maio

Balança Comercial tem superávit de US$ 1,924 bilhão na 3ª semana de maio

De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), divulgados nesta segunda-feira (21), a balança comercial brasileira encerrou a terceira semana de maio com superávit de US$ 1,924 bilhão.
O resultado corresponde às transações entre os dias 14 e 20 de maio, período composto por 5 dias úteis. Nessa semana, as exportações somaram US$ 5,293 bilhões e importações de US$ 3,368 bilhões.

Exportações

Na média diária, as exportações teve aumento de 21,4% em relação ao mesmo período de 2017. Isso se deu pelo aumento nas vendas das três categorias de produtos: básicos (+38,0%)  por conta, principalmente, de soja em grãos, petróleo em bruto), semimanufaturados (+5,3%), por conta de celulose, ferro-ligas, mates de cobre, óleo de soja em bruto e manufaturados (+4,3%), por conta de chapas, folhas e tiras de plástico e suco de laranja congelado.
Relativamente a abril, houve crescimento de 15,6%, em virtude dos aumentos nas vendas de produtos básicos (+26,5%) e semimanufaturados (+16,7%). Por outro lado, houve queda na venda de produtos manufaturados (-0,6%).

Importações

Na média diária, as importações tiveram alta de 27,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse comparativo, cresceram os gastos, principalmente, com equipamentos mecânicos (+43,5%), farmacêuticos (+31,6%), combustíveis e lubrificantes (+30,1%), equipamentos elétricos e eletrônicos (+26,6%) e veículos automóveis e partes (+ 24,6%).
Em relação a abril, houve alta de 7,0%, pelos aumentos em farmacêuticos (+95,5%), químicos orgânicos e inorgânicos (+17,2%), plásticos e obras (+14,7%), combustíveis e lubrificantes (+5,0%) e equipamentos elétricos e eletrônicos (+4,7%).

Histórico

Em maio, após 13 dias úteis, as exportações somaram US$ 14,193 bilhões e as importações totalizaram US$ 9,133 bilhões. O saldo do mês é de US$ 5,059 bilhões.
Em abril, após 21 dias úteis, as exportações somaram US$ 19,836 bilhões e as importações totalizaram US$ 13,790 bilhões. O saldo do mês é de US$ 6,045 bilhões
Em 2018, após 95 dias úteis, as exportações somaram US$ 88,725 bilhões e as importações totalizaram US$ 63,344 bilhões. O saldo do mês é de US$ 25,381 bilhões.
Fonte: ADVFN

Efeitos do dólar e do petróleo: caminhoneiros fazem protestos pelo aumento do diesel

Efeitos do dólar e do petróleo: caminhoneiros fazem protestos pelo aumento do diesel

A alta do dólar e do petróleo no mercado internacional, apesar de não ter impactado diretamente os índices de inflação, já começa a afetar a economia, especialmente pelo repasse dos preços para os combustíveis.
Caminhoneiros de todo país realizam hoje protestos pelo aumento do óleo diesel, cujo custo internacional e dólar é repassado quase que automaticamente pela Petrobras (BOV:PETR4) com sua nova política de preços. Esse protesto pode resultar em aumentos de custos para transportes de produtos e impactar os preços se não houver uma reversão nas próximas semanas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná informou hoje (21) que trechos da BR-116 (Régis Bittencourt), em Quatro Barras, e da BR-227, em Paranaguá, já registram manifestações de caminhoneiros, em protesto contra o aumento dos preços dos combustíveis. Os protestos nas rodovias foram anunciados sexta-feira (18) pela Associação Brasileira de Caminhoneiros (ABCam) e pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA).
A convocação dos caminhoneiros pela ABCam foi feita como forma de cobrar medidas para reduzir o impacto do aumento do diesel, entre elas a isenção de tributos. “O aumento constante do preço nas refinarias e dos impostos que recaem sobre o óleo diesel tornou a situação insustentável para o transportador autônomo.
Além da correção quase diária dos preços dos combustíveis feita pela Petrobras, que dificulta a previsão de custos por parte do transportador, os tributos PIS/Cofins, majorados em meados de 2017, com o argumento de serem necessários para compensar as dificuldades fiscais do governo, são o grande empecilho para manter o valor do frete em níveis satisfatórios”, diz comunicado da ABCam.
Na semana passada, a entidade enviou ofício ao governo, afirmando que os caminhoneiros vêm sofrendo com os aumentos sucessivos no diesel, o que tem gerado aumento de custos para a atividade de transporte. Segundo a associação, o diesel representa 42% dos custos do negócio. Citando dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a organização afirma que 43% do preço do diesel na refinaria vêm do ICMS, PIS, da Cofins e Cide.
No documento, a entidade reivindicou a isenção do PIS, da Cofins e Cide sobre o óleo diesel utilizado por transportadores autônomos. A associação também propõe medidas de subsídio à aquisição de óleo diesel, por meio de um sistema ou pela criação de um Fundo de Amparo ao Transportador Autônomo.
De acordo com a PRF, manifestantes bloqueiam desde cedo uma faixa em cada sentido da BR-277 em Paranaguá. Na BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), os caminhoneiros interditaram uma das faixas da pista no sentido São Paulo. A manifestação ocorre em frente a um posto de combustíveis, na altura do quilômetro 67, em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba.
No fim de semana, a Justiça Federal no Paraná proibiu que caminhoneiros bloqueiem qualquer rodovia federal que cruze o estado, sob pena de multa de R$ 100 mil por hora em caso de descumprimento da medida. A decisão é do juiz Marcos Josegrei da Silva.
O magistrado atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que descreveu como “incomensuráveis” os potenciais prejuízos causados por eventual bloqueio de rodovias. Apesar da proibição de bloqueios, o juiz destacou “que não se está negando o direito de reunião e/ou de liberdade de expressão previstos constitucionalmente”.
Ele disse que não vê problemas na realização da manifestação “em meia-pista, nos locais em que haja pista dupla”, mas vetou a retenção do fluxo total de veículos.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte: ADVFN