quinta-feira, 4 de julho de 2013

Governo vai mapear ocorrências de opala em Pedro II



Governo vai mapear ocorrências de opala em Pedro II

Serviço será executado pela CPRM e deverá ficar pronto até o fim deste ano

Francisco Leal
(Foto:Francisco Leal)
A pedido do governador Wilson Martins, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) - antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - está fazendo o mapeamento de todas as ocorrências de opala no município de Pedro II, a 195 quilômetros ao Norte de Teresina.
Segundo o chefe da Residência de Teresina da CPRM, Antônio Reinaldo Soares Filho, metade do serviço já foi realizado e até o fim do mês de dezembro todo trabalho deverá ficar pronto. Será pesquisada toda área onde há registro de opala.
Ele anunciou para 2013 a realização de estudos mais detalhados, com sondagens e, se for preciso, geofísica, que envolve o estudo das partes profundas da terra - que não pode ser vista através de observações diretas - medindo suas propriedades físicas com instrumentos sofisticados e apropriados, geralmente colocados na superfície. Também inclui a interpretação dessas medidas para se obter informações úteis sobre a estrutura e sobre a composição das zonas inacessíveis de grandes profundidades.
Pedro II possui a única reserva de opala nobre do Brasil e o produto é o principal item de exportação do município. As minas do Piauí, junto com os depósitos existentes na Austrália, constituem as únicas fontes importantes do mineral no mundo.
A opala do município começou a ser explorada na década de 1930, quando um agricultor encontrou em seu roçado de mandioca, na localidade conhecida hoje como “Boi Morto”, uma pedra estranha. Examinada por um engenheiro em Teresina foi identificada como opala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário