quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Para onde estão indo os navios de commodities?

Para onde estão indo os navios de commodities?
O ciclo  de commodities tem um subproduto de grande peso econômico: o frete marítimo. As  empresas produtoras e exportadoras de commodities tem que transportar os seus  produtos até os grandes consumidores: isto é o chamado seaborne trading. Esse  comércio marítimo é tão gigantesco que foi criado um índice chamado Baltic Dry  Shipping, que monitora mais de 50 rotas marítimas.
Pois é  esse índice que está confirmando para onde a maioria dos navios de commodities  está indo. Você deve estar falando China e você está absolutamente certo.
A China  praticamente controla o mercado marítimo mundial importando e consumindo quase  tudo que é produzido no mundo, ou seja:
·         60% do minério de ferro
·         42% do cobre
·         47% do carvão
·         36% do níquel
·         44% do chumbo
·         41% do zinco
Um dos  efeitos do seaborne trading são os Valemax, navios da Vale capazes de  transportar 400.000t de minério de uma só vez. Com os Valemax a Vale está  aumentando a competitividade e baixando o custo do frete de minério.
A  princípio os donos de navios chineses se opuseram violentamente à entrada dos  super-navios na China e somente agora o Governo Chinês deverá permitir a  descarga dos imensos Valemax em todos os portos de grande calado da China.
A Vale  terá, em breve 35 Valemax operando entre o Brasil e a Chiina.

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