quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Emerald Green – Verde Esmeral

Emerald Green – Verde Esmeral


Post image for Emerald Green – Verde Esmeralda Eu me lembro que uma das histórias que mais me fascinavam quando eu era criança era a do Bandeirante, Fernão Dias Paes Lemos, o famoso caçador de esmeraldas.
Entrou pelos sertões de Minas desbravando regiões nunca antes pisadas a procura das esmeraldas, apenas uma pequena quantidade delas fora colhida. E o velho chefe não se separava nunca da sacola de couro, em que guardava o precioso achado.
Não era só o valor das pedras o que o fazia prezar aquela sacola: o que mais o satisfazia era o orgulho de Ter sido o primeiro a descobrir esmeraldas nas terras da América.
Morreu sem imaginar a glória que estava reservada para o seu nome.
Antes de morrer, chamou o filho, e confiou-lhe a guarda da sacola de esmeraldas. Recomendou-lhe que levasse à metrópole as primeiras pedras verdes fornecidas pelas jazidas do Brasil.
O filho do explorador, guardando a sacola de esmeraldas, não sabia que decepção o esperava: as pedras verdes eram simples crisólitas sem valor.
E, se Fernão Dias Paes Leme não teve a glória de descobrir esmeraldas no Brasil, teve em compensação a glória mais alta de ter lançado a semente da civilização nos sertões de Minas Gerais.
Essa história serviu, pra mim, como um ponto de partida para começar a apreciar a famosa gema.
As esmeraldas são pedras fascinantes. Elas têm o mais belo, o mais intenso e o mais radiante verde que possa ser imaginado: verde- esmeralda.
As inclusões são toleradas. As esmeraldas de alta qualidade são até mais valiosas do que diamantes.
O nome esmeralda vem do ‘smaragdos’ grego, e realmente somente significa ‘pedra verde’. As histórias fantásticas inumeráveis cresceram em volta desta jóia magnífica. Os incas e os astecas de América do Sul, onde as melhores esmeraldas ainda são encontradas hoje, consideravam a esmeralda como uma pedra sagrada.
Escritos há muitos séculos, os Vedas, a Escritura sagrada dos Índios, diz das jóias verdes preciosas e as suas propriedades de cura: ‘as esmeraldas prometem a boa sorte …; e a esmeralda realça o bem-estar …. Portanto não é de admirar que os tesouros dos marajás da Índia e maharanis contivessem maravilhosas esmeraldas.
Uma das maiores do mundo é a ‘Mogol Emerald’. Ela data de 1695, pesa 217.80 quilates, e tem aproximadamente 10 cms de altura. Esta esmeralda lendária foi leiloada pela Christie de Londres a um comprador não identificado por 2.2 milhões de Dólares no dia 28 de Setembro de 2001.
A luminosidade viva da sua cor faz a esmeralda uma pedra única. Contudo,uma gema de qualidade realmente boa é rara.
Uma esmeralda até com inclusões e de um verde profundo, vivo ainda tem um valor muito mais alto do que uma esmeralda quase sem defeito cuja cor é mais pálida.
Até um tanto poeticamente, os especialistas chamam as inclusões cristalinas, fendas ou fissuras que são típicas deste ‘jardim’ da pedra. Eles consideram as pequenas plantas verdes no jardim verde-esmeralda como as características da identidade de uma jóia que cresceu naturalmente.
As esmeraldas do Zimbabwe estão entre as pedras mais antigas do mundo. Elas já cresciam há 2600 milhões de anos, enquanto alguns espécimes do Paquistão, por exemplo, são uns 9 milhões de anos mais jovens.
Do ponto de vista mineralógico-químico, as esmeraldas são beryllium-aluminium-silicates com uma boa dureza de 7.5 a 8, e pertencem, como a água-marinha azul clara, o morganite cor de rosa suave, o heliodor de ouro e o berilo verde pálido, à grande família dos berilos. O berilo puro é sem cor. As cores não ocorrem até que os traços de algum outro elemento sejam acrescentados.
Em caso da esmeralda, ele é principalmente traços de cromo e vanádio que são responsáveis pela cor fascinante.
Enquanto os diamantes cintilam o seu fogo em tamanhos abaixo de 1 quilate, você deve ir para pedras maiores em se tratando de pedras coloridas. As esmeraldas, como outras pedras coloridas, realmente não mostram sua bela incandescência abaixo de certo tamanho.
Os espécimes realmente grandes e de qualidade superior são raros. Isto significa que o preço de uma esmeralda de primeira qualidade pode ser mais alto do que de um diamante do mesmo peso. A fascinação por uma esmeralda perfeita é simplesmente única.
Mesmo sendo muitas das melhores esmeraldas de origem colombiana, ‘o lugar de nascimento’ de uma pedra não é nunca uma garantia absoluta da sua qualidade imaculada.
As esmeraldas perfeitas também são encontradas em outros países, como Zâmbia, Brasil, Zimbabwe, Madagascar, Paquistão, Índia, Afeganistão e a Rússia. A Zâmbia.
O Zimbabwe e o Brasil especialmente têm uma boa reputação de esmeraldas perfeitas no comércio internacional.
Os cristais verde-esmeraldas excelentes em uma esmeralda bela, profundo verde e com a boa transparência vêm da Zâmbia. A sua cor é pela maior parte mais escura do que aquela de esmeraldas colombianas e muitas vezes tem um fino sobretom azulado.
As esmeraldas que são pela maior parte menores mas muito perfeitas, em um vivo e, intenso verde vêm do Zimbabwe da famosa Mina Sandawana, e elas muitas vezes têm uma nuança verde amarelada delicada.
As famosas Minas de esmeralda da Colômbia atualmente enfrentam a competição do seu seu vizinho: o Brasil, a mina Nova Era também produz esmeraldas em belos tons verdes, e se eles forem menos atraentes do que aqueles do seu vizinho famoso é só por uma pequena margem.
O Brasil também fornece as raras esmeraldas olhos de gato e a extremamente rara esmeralda com a estrela six-spoked.
Graças aos achados na África e o Brasil, há mais esmeraldas no mercado agora do que costumava ter , para o prazer dos esmeraldas entusiástas.
Grande parte das informações aqui contidas retirei daqui, se você quiser se aprofundar recomendo que faça uma visita ao site, pois minha visão é mais histórica do que “científica”.
Beautiful !

Nenhum comentário:

Postar um comentário