Garimpo
O garimpo é a forma
mais rudimentar de mineração, pois são localizados em áreas remotas e
não contam com apoio de qualquer empresa ou órgão público, sendo muitas
vezes considerado ilegal.
Garimpos são explotações manuais ou no máximo semi-mecanizadas de
substâncias minerais valiosas, como ouro, diamantes, cassiterita,
tantalita-columbita, quartzo, ametista, etc.etc.etc.Esta explotação de minérios, geralmente valiosos, por meios mecânicos, pneumáticos, manuais e/ou animais, é muitas vezes feita sem nenhum planejamento e com a utilização de técnicas predatórias ao meio ambiente. A atividade do garimpo pode ser desenvolvida a céu aberto nas aluviões ou rochas mineralizadas aflorantes, ou ainda em galerias escavadas na rocha. Pode ser uma atividade altamente predatória ao meio ambiente se não for realizada com o devido cuidado ambiental.
O maior problema da atividade garimpeira na extração de ouro, é a utilização do mercúrio para possibilitar a amálgama com o ouro, de forma a recuperá-lo nas calhas de lavação do minério. Tanto o mercúrio metálico perdido durante o processo de amalgamação, como o mercúrio vaporizado
O garimpo é uma atividade de extração mineral existente já há muito tempo no
Para melhor entendimento, o garimpo é uma forma de extrair riquezas minerais (pedras preciosas e semipreciosas são mais comuns) utilizando-se, na maioria das vezes, de poucos recursos, baixo investimento, equipamentos simples e ferramentas rústicas. Segundo a legislação brasileira vigente sobre mineração, a atividade garimpeira é considerada uma forma legal de extração de riquezas minerais desde que atenda a determinadas regras e obrigações. É facultado a qualquer brasileiro ou cooperativa de garimpeiros que esteja regularizado no Departamento Nacional de Produção Mineral órgão no país que controla e fiscaliza todas as atividades de mineração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário