domingo, 23 de março de 2014

GIS: trabalhar em região remota sem cobertura de internet? Em pouco tempo isso será coisa do passado

GIS: trabalhar em região remota sem cobertura de internet? Em pouco tempo isso será coisa do passado
O futuro chega com uma velocidade avassaladora.
Hoje já temos os nanosatélites da Planet Labs, de apenas 5 quilos, que já estão fotografando a superfície do planeta. Estes, em breve, serão centenas, cobrindo quase online, qualquer parte do planeta com imagens de alta resolução.
A última notícia, que também vai revolucionar o GIS e a comunicação global se refere à aquisição, por parte do Facebook, da Titan Aerospace por 60 milhões de dólares.
A princípio ninguém daria uma segunda olhada nesse negócio, pois 60 milhões, é realmente escala micro no mundo das grande corporações.
No entanto, por trás desta compra se esconde um plano estratégico que vai mudar totalmente as comunicações do planeta, mais uma vez...
A Titan Aerospace fabrica um drone muito especial, movido a energia solar que pode ficar pairando no ar por 5 anos sem a necessidade de manutenção ou de pousar na terra (foto).
O Facebook pretende, com esse drone, cobrir grandes regiões do planeta onde o acesso à internet é ainda difícil ou inexistente. Regiões como o Continente Africano são prioritárias: será uma verdadeira revolução nas comunicações.
Na primeira fase serão construídos 11.000 drones do tipo Solara 60, que irão levar a internet de alta velocidade, grátis, aos recantos mais distantes do planeta.
Além de comunicação esses drones poderão contribuir nas áreas de meteorologia, mapeamentos fotográficos, levantamentos geológicos em geral, GIS, monitoramentos de desastres e, naturalmente, espionagem coisa que os americanos estão cada vez mais especializados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário