domingo, 23 de março de 2014

Mistérios da Geologia: enquanto o gelo do Oceano Ártico diminui, o gelo da Antártica cresce

Mistérios da Geologia: enquanto o gelo do Oceano Ártico diminui, o gelo da Antártica cresce
Um novo estudo feito pela NASA mostra um fenômeno muito interessante.
Em 2012, quando o gelo do Oceano Ártico cobria a menor área desde que os satélites foram lançados, no outro lado do planeta, na Antártica, a cobertura de gelo aumentava atingindo a maior área já medida neste mesmo período.
A partir desta constatação foi feito um novo estudo que confirma que na Antártica o gelo vem aumentando todos os anos. Entre 1978 e 2010 a área de gelo aumentou, a cada ano 16.896 km2.
Antes de 1978 o aumento da área do gelo era menor, em torno de 11.000km2. Ou seja, a cobertura de gelo da Antártica, que é muito mais espessa do que a do Ártico, está crescendo a cada dois anos e meio uma área maior do que a do Estado do Rio de Janeiro.
A constatação foi feita e os cientistas já começaram os debates. Como sempre as duas vertentes principais são: o aquecimento global está revertendo ou ainda está acelerado. Interessante como os mesmos dados podem levar a conclusões tão desencontradas...
O fato é inegável e com certeza, não implica em um aumento do aquecimento global. Fica patente, no entanto, quão pouco conhecemos do nosso pequeno planeta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário