sexta-feira, 14 de março de 2014

O desastre da Petrobras: empresa vale hoje, somente 51% a mais do que a OGX valia em 2010

O desastre da Petrobras: empresa vale hoje, somente 51% a mais do que a OGX valia em 2010
Você sabia que a OGX, no seu auge, em 15 de outubro de 2010, tinha um valor de mercado de 45,3 bilhões de dólares e que hoje, a Petrobras tem um valor de mercado de apenas 68,7 bilhões de dólares, 51% acima?
Pois esse é um triste fato que assombra a todos os investidores da Petrobras.
Sei que a comparação é irreal e injusta, pois a Petrobras tem o que a OGX dizia ter: petróleo.  Mas, de qualquer forma, por mais injusta que possa ser, ela serve para ilustrar o dramático efeito do encolhimento de 200 bilhões de reais que a Petrobras teve neste mesmo período e, serve também, para ilustrar a irrealidade dos números da bolsa.
Lembre-se, o que você vê na bolsa não é a realidade retratada em números, mas sim, a percepção dos investidores sobre uma determinada empresa dentro de um cenário macroeconômico. Esse número pode estar absolutamente errado se a empresa não estiver adequadamente auditada.
Agora sabemos que a OGX era uma imensa bolha sem nenhum fundamento técnico e, exatamente por isso, ela pulverizou tendo, hoje, um Market cap de zero. O evento OGX mostra a falta de precisão da bolsa em aferir a empresa e seus ativos.
E a Petrobras? Será uma outra OGX a caminho do desaparecimento?
Com certeza não. A empresa pode ser mal gerenciada pelo seu maior acionista o Governo, mas ela tem aquilo que a OGX nunca teve: qualidade e reservas. Alguns podem até colocar em dúvida a certificação das reservas da Petrobras e, também, os números ufanistas e, algumas vezes, irreais falados pelo Governo. Mas não há como negar que a empresa tem uma equipe de qualidade mundial e que isso faz toda a diferença.
Resta, agora, aguardar que os próximos investimentos da Petrobras fru

Nenhum comentário:

Postar um comentário