domingo, 13 de abril de 2014

Água ácida a herança maldita das minas de ouro Sul-Africanas

Água ácida a herança maldita das minas de ouro Sul-Africanas
É chegado o momento de reabilitar o meio ambiente e mitigar a poluição causada por mais de um século de lavra de ouro na África do Sul. As mineradoras atravessaram ciclos de grande lucratividade, mas nem todas se prepararam para o fechamento das minas exauridas e a reabilitação do meio ambiente. O mesmo ocorreu com o Governo, que não exigiu destas mineradoras planos de fechamento de mina que fossem viabilizados antes do abandono.
Todo o geólogo de projeto insere no seu cash flow os custos da reabilitação do meio ambiente a ser feita no fechamento da mina. É um procedimento padrão. Parece que no caso de várias minas sul-africanas isso não foi feito. Agora eles terão custos superiores a 1 bilhão de dólares só para tratar a água ácida que vaza das operações mineiras fechadas. O Governo quer que a água seja potável quando retornada ao meio ambiente e, naturalmente, isso tem um custo. No país existem mais de 6.000 minas abandonadas onde a água é ácida e não está sendo tratada.
O assunto é sério e até hoje, nenhuma mina fechada recebeu o cerificado ambiental após o fechamento.
É uma herança maldita de um processo que já produziu mais de 1,5 bilhões de onças de ouro que se fossem vendidas hoje propiciariam um retorno de mais de 4,5 trilhões de reais: mais do que a metade de todo o ouro já produzido no mundo.
Com o fechamento das minas resta o desemprego, comunidades abandonadas e a poluição.
O Governo sul-africano está, agora, querendo mudar esta situação obrigando as mineradoras a fazer um plano de fechamento de mina que tenha um relatório ambiental para aprovação antes da mina ser efetivamente fechada.
O custo total está estimado em 4 bilhões de dólares que é um pouco menor do que 2% das vendas do ouro. No entanto, como esse dinheiro não foi provisionado nem pelas mineradoras ou pelo governo, o país corre um sério risco de herdar os problemas e a poluição das minas abandonadas.
São problemas sérios que devem ser, sempre, considerados.
Aqui no Brasil o novo Código de Mineração, que ainda está para ser aprovado, já trata do assunto do fechamento da mina e da recuperação ambiental, mas não trata do possível abandono das populações que se estabelecem em torno das minas e que são abandonadas no fechamento destas.
Vale a pena rever esse ponto e inserir algumas linhas que evitem o que está ocorrendo hoje na África do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário