sexta-feira, 18 de abril de 2014

Circuito Turístico das Pedras Preciosas

Circuito Turístico das Pedras Preciosas

Mapa do Circuito Turístico Pedras Preciosas

Renda-se às belezas de uma das maiores regiões produtoras de gemas do mundo.

 O Circuito Turístico das Pedras Preciosas está localizado no nordeste de Minas Gerais, entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Fazem parte dessa região turística os municípios de Teófilo Otoni, Nanuque, Carlos Chagas, Itambacuri, Minas Novas, Caraí e Padre Paraíso.
 O diferencial do destino, como o próprio nome indica, está em uma característica econômica local que é a exploração e o comércio de pedras preciosas. Sendo assim, a região se destaca pela riqueza de suas gemas coradas, pequenas preciosidades que guardam belezas únicas e encantam visitantes de todos os lugares do mundo.
Pedras preciosas
Teófilo Otoni é o ponto de partida para qualquer roteiro. A cidade está no centro da maior província gemológica  do mundo, o que faz com ela seja destino de todas as pedras preciosas produzidas nos garimpos da região. Por essa razão, Teófilo Otoni também  realiza anualmente uma das maiores feiras do gêneros do planeta - a FIPP, como é conhecida  a Feira Internacional de Pedras Preciosas.

O turista pode fazer um passeio por garimpos nos municípios de Caraí e Padre Paraíso. Duas operadoras realizam tour nos garimpos, uma experiência emocionante.

Em Itambacuri são visíveis os traços mais marcantes do típico mineiro.  Sua gente é devota do sagrado, tendo a Festa de Nossa Senhora dos Anjos (Agosto) com a mais tradicional. Na cidade, o turista pode vivenciar saberes e sabores, com destaque para o Queijo Minas produzido na região.
Mas é em Minas Novas que a história e a arte se encontram formando  um cenário encantador. Construída em boa parte por escravos, essa importante cidade do Vale do Jequitinhonha ainda abriga ruas, igrejas e casarões do Século XVIII em perfeito estado de conservação. Uma verdadeira viagem ao passado, sem perder de vista as riquezas do presente. 

Lagoa de Santa Clara em Nanuque Já em Nanuque e Carlos Chagas o agreste se mistura com os ares do litoral. O resultado é uma região perfeita para prática de atividades aquáticas e  de aventura, como pescaria, passeios de barco, rafting, tirolesa, voo livre, escaladas, base jump e montanhismo. Tudo isso com dias de muito sol e calor que garantem muito adrenalina ao turista mais aventureiro.

Por toda esta diversidade de atrativos,  o Circuito das Pedras Preciosas  pode realmente ser comparado  a gema, que  somente após ser lapidada vira uma jóia que ninguém mais esquece!



Nenhum comentário:

Postar um comentário