sábado, 5 de abril de 2014

Mineradoras chinesas buscam novas oportunidades fora da China

Mineradoras chinesas buscam novas oportunidades fora da China
Com o olho na América Latina e África as mineradoras chinesas tentarão, em 2014, comprar novas minas e jazimentos para suprir o apetite gigantesco da China por commodities. Em 2013 os chineses estiveram por trás de 14% de todas as fusões e aquisições na mineração do mundo. Mesmo assim 2013 foi considerado o pior ano da década. Mesmo assim a China teve mais influência nestas aquisições do que o Canadá, Austrália e Estados Unidos.
A compra de Las Bambas, por exemplo, a ser concretizada em 2014 pelo consórcio liderado pela chinesa Minmetals, que está estimada em 6 bilhões de dólares, será um dos maiores negócio da mineração, superando as demais compras feitas por chineses em 2013.
Os investimentos a serem feitos já prenunciam o que será 2014: $5,1 bilhões em planta de ferro-níquel de 300.000t/ano em Sulawesi e $1 bilhão em planta de alumínio em JV com a Borneo Alumindo Prima.
Some-se a essa estratégia global, os efeitos das compras a serem feitas pelo grupo chinês comandado pela Ansteel, e veremos o imenso impacto da China nos negócios da mineração em 2014. A Ansteel planeja comprar em torno de 10 minas de minério de ferro de grande porte para suprir 50% da demanda chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário