sexta-feira, 18 de abril de 2014

Terras-raras: lucro de uma das maiores produtoras do mundo cai 70%

Terras-raras: lucro de uma das maiores produtoras do mundo cai 70%
A  Inner Mongolia Baotou Steel Rare-Earth Group teve uma queda espetacular de 71,71% em seus lucros, no último trimestre. A empresa é uma das maiores produtoras de terras-raras da China e do planeta e teve um desempenho ruim graças às quedas nas vendas e nos preços dos terras-raras.
A World Trade Organization decidiu recentemente que as restrições às exportações de terras-raras, impostas pelo governo chinês, são ilegais e violam as leis do comércio mundial. Esse é um dos pontos que prejudicou, sobremaneira, o comércio da Inner Mongolia e que está sendo contestado pelo Ministério do Comércio da China que ainda hoje está protocolando um apelo. A decisão da WTO é uma decorrência da reclamação feita pelos Estados Unidos e Japão que são totalmente contra a criação de cotas.
As cotas, segundo os Estados Unidos, criam uma escassez artificial que fortalece os chineses. Estes, por sua vez, alegam que a imposição de cotas é uma forma de controlar o meio ambiente. O argumento chinês é válido, pois os elementos terras-raras estão sendo garimpados em lavras que desrespeitam as leis e poluem o meio ambiente.
O assunto não está definido e ainda veremos os seus desdobramentos nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário