Cobre
Fórmula Química: Cu
Histórico: o cobre nativo era conhecido por algumas das mais antigas civilizações que se tem notícia e tem sido utilizado pelo menos há 10.000 anos. No norte do Iraque, por exemplo, encontrou-se um colar de cobre de 8700 a.C. Em 5000 a.C., já se realizava a fusão e refinação do cobre a partir de óxidos como a malaquita e azurita. Descobriram-se moedas, armas, utensílios domésticos sumérios de cobre e bronze de 3000 a.C., assim como egípcios da mesma época, inclusive tubos de cobre.
Aplicação: tubos de condensadores e encanamentos, eletroímãs, motores elétricos, interruptores e relés, tubos de vácuo e magnétons de fornos microondas, circuitos integrados em substituição do alumínio, cunhagem de moedas, sendo empregado na agricultura, na purificação da água e como conservante da madeira e, quando associado a outros metais, os óxidos de cobre formam materiais supercondutores.
Empresas Produtoras no Estado do Pará: VALE e Mineração Caraíba.
Exportação do Estado do Pará (US$FOB/Toneladas):
Cotação média:
Principais Destinos: China, Holanda, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Coréia do Sul e Suíça.
O Cobre no Brasil e no mundo: o Brasil é o décimo sexto maior produtor de minério de cobre, com produção em 2008 de 214 mil toneladas. Este total representa um crescimento de 4,3% em relação a 2007. Espera-se um crescimento mais significativo na produção a partir das operações do projeto Salabo da Vale. O Chile é o maior produtor mundial com 36% do total, seguido por EUA com 8%, Peru 7,6% e China com 6%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário