sexta-feira, 16 de maio de 2014

Bauxita

Bauxita



Fórmula Química: Al2O3.2H2O.
Histórico: a bauxita foi descoberta em 1821 por Berthier, na localidade de Les Baux, no sul da França. É produto do intemperismo e lixiviação de uma gama variável de rochas, ocorrendo geralmente em clima tropical ou subtropical, caracterizados por taxas de precipitação pluviométrica elevada. O produto final é uma rocha rica em óxido de alumínio, cuja composição mineralógica predomina uma associação em proporção variável de três minerais: gibbsita ou hidrargilita, diásporo e boehmita.
Aplicação: matéria-prima para fabricação de inúmeros produtos usados no dia a dia, como panelas, esquadrias, latinhas, peças de automóveis e aviões, cabos elétricos, entre outros.
Empresas Produtoras no Estado do Pará: ALCOA, Mineração Rio do Norte e Vale.
Produção do Estado do Pará (Toneladas):



Exportação do Estado do Pará (US$FOB/Toneladas):


Cotação Média (US$FOB/Toneladas):



Principais Destinos: Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Alemanha
A Bauxita no Brasil e no mundo: o Brasil é o terceiro maior produtor de Minério de Bauxita com produção estimada em 26,6 milhões de toneladas em 2008. Isto significa 13% da produção mundial, que foi de 205 milhões de toneladas. A Austrália é líder em produção, com 64 milhões de toneladas em 2007, que correspondem a 33% da produção global, seguida da china com 17%.
No Brasil, os principais Estados produtores são: Pará (85%) e Minas Gerais (14%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário