sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ouro

Ouro



Fórmula Química: Au
Histórico: o ouro deriva do latim aurum: brilhante. Estudos arqueológicos revelam que no ano de 4000 a.C., o ouro já era trabalhado na Mesopotâmia. Posteriormente, as técnicas de obtenção do metal e manufatura dos objetos foram transmitidas a todas as civilizações do Mediterrâneo Oriental, especialmente a egípcia. As civilizações dos Astecas e Maias, no continente americano, também conheciam e trabalhavam o ouro, que consideravam um metal precioso. Na Idade Média, este elemento tinha um papel muito importante como atesta a famosa procura da Pedra Folosofal pelos alquimistas da época, que pretendiam converter outros metais em ouro.
Aplicação: o ouro exerce funções críticas em ordenadores, comunicações, naves espaciais, motores de reação na aviação, e em diversos outros produtos. A sua elevada condutividade elétrica e resistência à oxidação têm permitido um amplo uso em eletrodeposição. O mesmo processo pode ser utilizado para a douragem de peças, aumentando a sua beleza e valor. Como a prata, o ouro pode formar amálgamas com o mercúrio que, algumas vezes, é empregado em obturações dentárias. O ouro coloidal (nano-partículas de ouro) é uma solução intensamente colorida que está sendo pesquisada para fins médicos e biológicos. Esta forma coloidal também é empregada para criar pinturas douradas em cerâmicas. O isótopo de ouro 198Au, com meia-vida de 2,7 dias, é usado em alguns tratamentos de câncer e em outras enfermidades. É empregado para o recobrimento de materiais biológicos, permitindo a visualização através do microscópio eletrônico de varredura (SEM). É também utilizado como cobertura protetora em muitos satélites porque é um bom refletor de luz infravermelha.
Empresas Produtoras: Serabi Mineração Ltda.
Exportação do Estado do Pará (U$S FOB/Toneladas):

Cotação média (U$S/OZ-TROY*):

*OZ-TROY: unidade equivalente a 31,1 g
Principais Destinos: Canadá, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos
O ouro no Brasil e no mundo: o Brasil é o décimo terceiro maior produtor de ouro com produção de aproximadamente 54 toneladas em 2008. A China é a maior produtora, com 295 toneladas (12% da produção mundial), seguida pela África do Sul com 11%, Austrália com 10% e EUA com 9,8%.
As principais reservas de ouro estão localizadas na África do Sul (6 mil toneladas). As reservas medidas e indicadas de ouro no Brasil alcançam 1.950 toneladas ou 4,5% das reservas mundiais do minério, distribuídas nos Estados de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário