Como testar ouro mineral
O ouro vem
sendo um metal valioso há muitos anos. A mineração do ouro não só é uma
indústria multimilionária , como também é um passatempo popular. Se você
tiver uma exposição na rocha que pareça ouro, você pode testá-la até
mesmo em casa. O mesmo teste descrito aqui também é válido para pepitas,
flocos e pó de ouro. As características que fazem do ouro um metal tão
desejado para jóias e uso industrial, são as mesmas que o fazem difícil
de testar. O ouro é quimicamente estável, portanto é necessário que ele
Instruções
-
1
Prepare sua solução de teste e coloque-a nas garrafas. Uma garrafa deverá conter apenas o ácido nítrico e a outra deverá conter a água régia. Misture a água régia no cilindro graduado e então, cuidadosamente, passe para a garrafa de teste. A água régia é feita misturando uma parte de ácido nítrico para três partes de ácido clorídrico.
-
2
Risque suas amostras, uma de cada vez, em sua rocha de teste para deixar uma risca mineral.
-
3
Pipete uma pequena quantidade de ácido nítrico na risca. Opcionalmente, você também pode colocar o ácido diretamente em sua amostra.
-
4
Observe a cor que o ácido fica quando reagir com a risca na rocha. Se o ouro for de mais de 14 quilates de pureza, não haverá reação. Se o ouro estiver presente em uma concentração de 12 quilates, a amostra ficará marrom clara. Se houverem 10 quilates de ouro presente, a amostra ficará marrom escura. Uma cor roseada indica uma concentração muito baixa de ouro. Azul indica cobre.
-
5
Se a amostra não reagiu, siga esse passo para determinar se há ouro presente com uma alta pureza. No lado oposto da rocha de teste, esfregue a amostra para que ela deixe uma risca. Comece com o fio de ouro de 14K. Risque o fio ao lado da risca feita com a amostra. Cuidado para não deixar as linhas se intersectarem.
-
6
Aplique a água régia nas duas riscas. A água irá reagir, formando bolhas e efervescendo, se ela entrar em contato com ouro. O ácido se tornará da mesma cor se a pureza das duas riscas forem iguais. A água régia dissolve o ouro, portanto não coloque-a em contato direto com sua amostra.
-
7
Repita com fios de quilates maiores, se necessário, até que a pureza seja determinada.
reaja com uma mistura de ácidos, chamada água régia, para dissolver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário