quinta-feira, 1 de maio de 2014

DIAVIK – DIAMANTES NO GELO

DIAVIK – DIAMANTES NO GELO
 
Image 
 
A mina Diavik escava as raízes de antigos vulcões, localizados embaixo das águas árticas do lago de Gras, a procura de diamantes.
A mina Diavik está localizada a 300 km da capital dos distantes Territórios  do Noroeste do Canadá, Yellowknife, uma região remota e desolada. A mina uma joint ventura entre a Diavik Diamond Corporation Mines Inc. e a Harry Winston Diamond Corporation, iniciou a produção de diamantes em janeiro de 2003 e, atualmente, emprega mais de 800 pessoas. Desde do seu início a Diavik produz milhões de quilates de diamantes. O que a diferencia das demais minas de diamante, é a abordagem inovadora utilizada para a sua mineração devido a sua peculiar localização. Uma tecnologia de barragem sem precedentes foi usada para expor o leito do lago (que está acima dos depósitos de diamantes) e represar de maneira segura as suas águas, permitindo a construção de uma mina a céu aberto. Em todas as sua operações, a Diavik tem como compromisso operar de forma segura, protegendo o meio ambiente e fazendo contribuições positivas para as comunidades da região. A mina opera seguindo o desenvolvimento sustentável, procurando maximizar os recursos minerados, buscando oportunidades para melhorar os benefícios sócio-econômicos e a natureza, e reduzindo efeitos adversos que possam resultar as sua operação.
 
Image
 
No mercado internacional, os diamantes Diavik oferecidos são pedras brutas com qualidade de gema, pesando 1ct ou mais, com boa cor, pureza e formato. Os diamantes possuem um bom conceito no mercado externo e muitos centros que trabalham com diamantes tem interesse em recebê-los. Os diamantes canadenses são bem vistos devido ao seu valor, distinção e por sua origem limpa (não são provenientes das zonas de conflitos). O Canadian Federal Government’s Competition Bureau definiu como diamante canadense o diamante minerado no Canadá. O governo dos Territórios do Noroeste do Canadá introduziu um programa para certificar diamantes selecionados, que são minerados, cortados e lapidados nesses locais. Assim, uma quantidade de gemas de excelente qualidade está disponível para os diamantários dessa área e de outras regiões canadenses.
 
 Image
Diamantes de alta qualidade da mina Diavik
Em 2012 a mina produziu 119 milhões de quilates de diamantes brutos
 
Os diamantes da mina Diavik foram forjados sob intensas condições de calor e pressão nas profundezas da terra do ártico. Há 55 milhões de anos, atividades vulcânicas lançaram o magma do kimberlito para a superfície, trazendo consigo minérios carregadores de diamantes formando os pipes (condutos vulcânicos) de kimberlitos, os quais são hoje minerados. A mina está localizada em rochas pré-cambrianas da Província Geológica Slave. Esta rocha foi formada aproximadamente, 2,7 a 2,5 bilhões de anos e está entre as estruturas mais antigas do mundo. A Província Geológica de Slave é conhecida por hospedar depósitos de ouro, cobre, zinco e diamantes. Os kimberlitos são as raízes de pequenos e antigos vulcões através dos quais os diamantes são trazidos para a superfície da terra. Os pipes têm uma superfície de área de 0.9 a 1.6 hectares e se estendem 400m abaixo da superfície. Uma indicação da raridade de kimberlitos carregadores de diamantes é que somente 23 de 5 mil kimberlitos encontrados no mundo contêm diamantes suficientes para serem minerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário