sábado, 24 de maio de 2014

Essa turma é joia

Essa turma é joia

Conheça os joalheiros brasileiros que brilham lá fora e são os queridinhos de atrizes de Hollywood e da primeira-dama americana, Michelle Obama

Nascido no Líbano, Jack Vartanian tem peças usadas por famosas no Brasil e no Exterior
Nascido no Líbano, Jack Vartanian tem peças usadas por famosas no Brasil e no Exterior
Em todo tapete vermelho, seja no Oscar, seja em Cannes ou na pré-estreia de um filme hollywoodiano, a mesma cena se repete: dezenas de repórteres tentam descobrir de qual designer é aquele vestido, joia ou sapato, enquanto flashes incessantes são apontados para as famosas, no intuito de clicar os “looks” que tanto são desejados pelas mulheres mundo afora. Atentos a essa cultura de celebridade, os estilistas e joalheiros que conquistam o coração – e o guarda-roupa, é claro – das estrelas conseguem maior visibilidade no disputado mercado de luxo. É o caso dos designers de joias brasileiros Jack Vartanian, Carla Amorim e Antonio Bernardo.
Juntos, eles levam o nome do Brasil para o mercado internacional com seus anéis, pulseiras, colares e brincos cada vez mais sendo vistos adornando atrizes como Emma Stone, Michelle Pfeiffer, Jessica Alba e até mesmo a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Para Jack Vartanian, um dos mais badalados entre os queridinhos das famosas, a tradição vem de berço. Nascido no Líbano, o designer descende de uma família com expertise em pedras preciosas, o que seguramente aplainou sua carreira profissional. Vartanian trabalha principalmente com ouro, ródio negro, diamante, esmeralda, rubi e safira.
“A temática do meu trabalho nunca foi brasileira”, afirma ele. “Sou um cidadão do mundo.” O design moderno de suas peças agrada desde atrizes brasileiras, como Luiza Brunet e Carolina Dieckmann, até estrelas internacionais, como Jessica Alba, Anna Kendrick, Kate Hudson e Demi Moore. Com algumas dessas divas, Vartanian chega a manter uma relação amigável. “Já jantei com a Kate, por exemplo”, diz ele, referindo-se à loira que interpreta a groupie Penny Lane no premiado filme Quase famosos. No baile do Metropolitan Museum, em Nova York, do ano passado, Jessica Alba apareceu com brincos e anel projetados por Vartanian, no valor de R$ 15 mil e R$ 10,5 mil, respectivamente.
Na maioria das vezes, as famosas descobrem esses profissionais nas revistas de moda. Seja ao estrelar um ensaio fotográfico fashion, seja folheando as páginas da imprensa especializada. Daí para comprar – ou ganhar – as joias é um passo. Segundo Camila Rossi, professora do curso de design de moda da Faap, ter peças usadas por estrelas hollywoodianas garante sucesso também no mercado nacional. “Quando uma famosa usa uma roupa ou joia na novela, isso já desperta o interesse dos consumidores”, afirma a especialista. “Quando é uma estrela famosa, o impacto é muito maior, pois os brasileiros admiram o que vem de fora.”
Com 15 anos de mercado e um crescimento anual de 30%, Vartanian aposta na expansão internacional. Hoje, já é possível encontrar suas joias em lojas de departamento de luxo como a Barneys, em Nova York, e a Colette, em Paris. “Também estamos expandindo para novos mercados, como Moscou, na Rússia, e Hong Kong, na China.” Ainda assim, 90% do faturamento não divulgado da marca vem do Brasil. Não são só as atrizes que têm se rendido ao talento dos brasileiros, como o carioca Antonio Bernardo, que já venceu nove vezes o iF Design, na Alemanha. Michelle Obama, a primeira-dama dos Estados Unidos, escolheu um brinco da coleção Pantone, da brasiliense Carla Amorim, no valor de R$ 12,6 mil, para usar em um jantar recheado de celebridades na Casa Branca, em 2012.
Há duas décadas no Brasil e pouco mais de oito anos no Exterior, Carla tem obtido um crescimento de 40% por ano em suas vendas desde 2008. Kelly Amorim, irmã e sócia de Carla, é quem cuida dos negócios da marca e afirma que o plano é expandir internacionalmente, principalmente para China, Armênia, Líbano e Ucrânia. Ao contrário de Jack Vartanian, Carla aposta na temática nacional e já chegou a lançar uma coleção com pedras preciosas da cor da bandeira brasileira. “Fico muito feliz com o reconhecimento internacional”, diz a designer. “Até a Angelina Jolie já comprou uma peça de minha autoria”, afirma ela, fazendo referência ao anel Menta, feito de ouro rosa, esmeralda e jade nefrita.

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