sábado, 17 de maio de 2014

Geólogos brasileiros encontram Atlântida!

Geólogos brasileiros encontram Atlântida!

Atlântida do médium Frederick S. Oliver
Atlântida do médium Frederick S. Oliver
Já ouviu falar de um país perdido após ser supostamente engolido pelo mar?? Pois é, isto é Atlântida e hoje a história pode não soar tão estranha assim. É que geólogos da CPRM (Serviço Geológico do Brasil) anunciaram nesta última segunda feira,  que foi descoberto a ocorrência de rochas continentais em meio ao oceano atlântico na Elevação do Rio Grande – uma formação geológica de cordilheiras entre o Brasil e a África – que fica a cerca de 1500km lineares da costa do Rio de Janeiro.
Elevação do Rio Grande
Segundo o diretor de geologia de recursos minerais do Serviço Geológico do Brasil, Roberto Ventura Santos, há dois anos durante uma dragagem de solo oceânico na região da Elevação do Rio Grande foram encontrados fragmentos de granito e, no primeiro momento, pensou-se em engano ou amostras coletadas por acidente, porém, através de uma parceria entre Brasil e Japão, foi realizada no último mês uma observação da formação geológica a bordo do equipamento submersível Shinkai 6.500. Com isto foi possível observar que pode sim haver um fragmento continental perdido durante a separação de Brasil e África, há milhões de anos.
Apesar de não haver datação das rochas, para determinar sua idade exata, Ventura afirma que estão muito perto de confirmar a ‘Atlântida’ brasileira pois ainda este ano pretendem realizar perfurações para coletar um maior número de amostras.
Fragmentos de rocha continental encontrados no Atlântico pelo CPRM
Fragmentos de rocha continental encontrados no Atlântico pelo CPRM
O Brasil deverá requerer a área  junto à Autoridade Internacional de Fundos Marítimos (ISBA, na sigla em inglês) para que seja possível continuar as pesquisas, pois ela se encontra fora da jurisdição brasileira.
Parece que o médium norte americano Frederick S. Oliver não estava tão errado assim não é mesmo? Que tal o mapa lá de cima, confeccionado no fim do século X1X ??

Nenhum comentário:

Postar um comentário