Exploração mineral extraterrestre. Verdade ou mentira?
Se você já viu em filmes ou jogos alguma atividade de exploração em asteróides ou mesmo em outros planetas saiba que tem pessoas dispostas a acreditar e investir nisso! Assim como a conquista do homem de chegar a lua despertou no mundo a sensação de que sem demora existiriam estações de pesquisa e outros empreendimentos em nosso satélite natural existe hoje a sensação de que nos próximos anos poderemos estar realizando atividades de exploração em asteróides e planetas rochosos.Com nome digno de filme de ficção científica a mais nova empresa a se formar com este propósito é a Deep Space Industries ou DSI (Indústrias Espaço Profundo), que acredita na criação de sondas espaciais que possam analisar a composição de asteróides e, em outas palavras, ‘capturá-los’ para explotação (na Terra) de minérios diversos, que entre outros podem incluir ouro, platina, níquel, porém, com asteróides carbonáceos que possuam hidrocarbonetos ou água a empresa pretende criar refinarias espaciais que possam tratar os materiais tornando-os em propelentes ou fontes que possam vir a baratear futuras missões tripuladas de outras companhias. Para isto a empresa tem projeto de criar sondas de modo proporcional ao asteróide de interesse mas que seja capaz de realizar uma função específica programada.
Para tornar isto possível e mais acessível algumas sondas seriam enviadas em parceria com lançamentos maiores, tripulados ou não ou mesmo em lançamentos de satélites de comunicação ou de sensoriamento remoto, entre outros. A DSI sabe que tem um caminho árduo pela frente e no seu próprio website verá as frases ”We are dreamers” (Nós somos sonhadores) e ”If you can dream it, you can be it” (seria como ”Se você pode sonhar, você pode realizar”) e dizem também que sabem que grandes sonhos somente são alcançáveis com pequenos passos, planejamento cuidadoso, trabalho duro e persistência.
Isto mesmo caros leitores, estamos nos deparando com o que pode vir a ser um grande passo para a exploração mineral que conhecemos hoje, portanto isto é verdade e não só está acontecendo como a promessa da DSI é iniciar o envio destas sondas já em 2015. Um ponto positivo defendido pela Deep Space Industries é que este tipo de exploração deixa nosso planeta livre de qualquer impacto ambiental e pode abrir uma nova fronteira com potencial inimaginável.
Outro fato curioso é que esta empresa não é pioneira! Por mais incrível que pareça, os empresários Larry Page e James Cameron fundaram a Planetary Resources que, assim como a DSI, foi criada para desbravar o espaço sideral em busca de minérios e prometem que isto irá redefinir o conceito de recursos naturais. A exemplo disto, a pouco mais de dois anos, foi descoberto um sulfeto inexistente na superfície da terra chamado Troilita e apesar da ciência não acreditar na descoberta de novos elementos estáveis para nossa tabela de elementos químicos o espaço pode reservar algumas surpresas.
Pois é amigo leitor, se você é geólogo e acredita no futuro promissor que a exploração espacial pode ter, experiência em gravidade zero ou experiências extraterrestres poderão ser um diferencial em seu currículo dentro de alguns anos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário