quarta-feira, 14 de maio de 2014

Meteorito cai na região de Formosa, no Distrito Federal: de quem é a rocha?

 
Nesta quarta-feira às 5 horas e 26 minutos da manhã, um meteorito, em rumo de colisão com o solo, foi filmado pela câmera da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros/ Bramon. É a primeira vez que isso ocorre e, agora, está declarada a temporada de caça ao meteorito que caiu a oeste da cidade de Formosa, próximo a Brasília.
Normalmente os meteoritos se fragmentam ou pulverizam totalmente antes do contato com o solo. Os especialistas acreditam que esse meteorito possa ter uma massa entre 30 a 100kgs o que o um excelente alvo aos caçadores de meteoritos. Rochas deste tamanho costumam se cair em um leque, permitindo várias descobertas.
Os jornais já noticiam sobre expedições sendo montadas para o mês de junho, quando viriam cientistas locais e estrangeiros ao local do impacto.
O local deve estar sendo refinado e, possivelmente, se houver fragmentos preservados eles serão encontrados.

Se você tem interesse em participar é importante observar que no Brasil não existe uma legislação específica sobre o assunto. Ou seja, o meteorito não é do governo, mas sim de quem achar.
Naturalmente deve ser respeitado o direito do proprietário de terras que pode não permitir que os caçadores de meteoritos entrem em suas terras.

Outro ponto que vai ser frequentemente discutido é o valor do fragmento de meteorito. Os valores são determinados de acordo com o tipo, tamanho, procedência e particularidades do meteorito, variando entre poucos dólares por grama até milhares de dólares por grama. No caso desse meteorito nada sabemos...no momento.

Se você achar algum meteorito e quiser uma opinião profissional sobre o tipo e preço entre em contato através do email geólogo@geologo.com.br

Não se esqueça, que a para a ciência os meteoritos, independente de seu preço tem um valor extraordinário. Portanto se você for um dos afortunados donos de um meteorito de Formosa lembre que em Brasília temos o Instituto de Geociência que adorará receber esse meteorito como doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário