sábado, 21 de junho de 2014

Como investir 5,7 trilhões de dólares?

Como investir 5,7 trilhões de dólares?
Quando falamos de grandes números é sempre difícil imaginar e coloca-los em perspectiva. Sabemos que com US$700 milhões se constrói um caríssimo estádio de futebol tipo Mané Garrincha, um verdadeiro templo do futebol. Mas quando escalamos de centenas de milhões para trilhões, tudo, simplesmente, muda e os nossos referenciais já não mais se aplicam.

Pois 5,7 trilhões de dólares será o custos dos investimentos que a China fará para descobrir, produzir, transportar, otimizar e economizar energia. Possivelmente o maior investimento em um único setor jamais feito pelo Homem.

A informação foi veiculada pela Agência Internacional de Energia.

A China está, consequentemente, embarcando em um projeto, até 2035, com desdobramentos globais, que irá alavancar milhares de negócios em todos os continentes. Afinal, ninguém gasta trilhões de dólares sem afetar a macroeconomia.

Calcula-se que os investimentos chineses corresponderão a 15% de todos os investimentos feitos no setor em todo o planeta.

Até 2035 o mundo investirá 40 trilhões de dólares em energia sendo que dois terços deste montante irá para os países emergentes da América Latina, Ásia e África. A maioria dos investimentos, em torno de 23 trilhões de dólares, ainda será aplicada na pesquisa, exploração, transporte e refino de combustíveis fósseis. Pelo menos 10 trilhões de dólares irão para a geração de energia e o restante para transmissão e distribuição.

O Brasil tem um imenso potencial energético ainda não consolidado podendo se tornar uma potência energética, líder mundial. No entanto, para conseguirmos atingir esse objetivo teremos que investir somas elevadíssimas como essas que a China está fazendo.

Até 2020 a nossa produção hidrelétrica deverá atingir 115,1 mil megawatts através dos novos projetos da Amazônia e outros, de fontes renováveis, como PCHs, centrais eólicas e de biomassa. As fontes renováveis deverão atingir, em 2020, 16% da matriz sendo que somente a energia eólica irá corresponder a 7%.

No momento os nossos grandes investimentos na área de energia ainda estão principalmente direcionados para os combustíveis fósseis. A Petrobras estará investindo 94,6 bilhões de dólares na exploração e produção de petróleo em 2014. Esse montante faz parte de um plano mais ambicioso, de investir US$220,6 bilhões até 2018,  que levará o Brasil, caso o plano seja bem sucedido, à tão esperada autossuficiência até 2020. Dentro deste projeto a capacidade de refino do Petrobras será de 3,9 milhões de barris por dia em 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário