As estruturas geradas por este evento estão mais bem preservadas no setor meridional do QF, na região ao norte da cidade de Itabirito.
Em escala regional essa deformação é representada pela falha de empurrão Bem-Te-Vi e pelo sinclinal do Andaime. É a deformação mais antiga registrada no QF.
Deformação D2
É melhor representada na parte central do QF por falhas de empurrão orientadas segundo NW-SE em uma faixa com cerca de 70km de extensão por 5km de largura. Destacam-se os lineamentos de São Vicente e Raposos.
Este evento caracteriza-se pelo desenvolvimento de um orógeno contracional com transporte de massa de SE para NW (deformação D3), seguido de uma distensão regional com o posicionamento de domos granito-gnáissicos (deformação D4).
Deformação D3
Evidências dessa deformação encontram-se na porção norte do QF, ao longo da serra do Curral. Na extremidade oeste da serra, ocorrem dobras e falhas de empurrão com direção NE-SW e vergência para NW.
Deformação D4
Esta deformação é resultante da tectônica distensional que permitiu o soerguimento de blocos do embasamento granítico-gnáissico. Este soerguimento estruturou a serra do Curral e as sinclinais Moeda, Dom Bosco, Santa Rita e Gandarela. Zonas de cisalhamento normais desenvolveram-se nos contatos dos domos com as rochas circundantes.
Este evento é marcante em toda a porção oriental do QF.
Deformação D5
A deformação D5 é representada regionalmente por uma foliação de direção NW, NS e NE, e mergulhos medianos para leste. A atitude dessa foliação é relacionada a rampas frontais e oblíquas dos fronts de empurrão, com movimento de massa de leste para oeste e que são as estruturas marcantes desta fase.
Entre as megaestruturas relacionadas destacam-se o sistema de cisalhamento Fundão-Cambotas, formado pela articulação das falhas do Fundão e das Cambotas, e pela falha da Água Quente na serra do Caraça.
Fonte: Baltazar e Zuchetti, 2005 modificado de CHEMALE Jr. et al, 1994.
Legendas:
Dobras: 1 - Sinclinal Piedade, 2 - Homoclinal Serra do Curral, 3 - Anticlinal da Serra do Curral, 4 - Sinclinal Moeda, 5 -Sinclinal Dom Bosco, 6 - Anticlinal de Mariana, 7 - Sinclinal Santa Rita, 8 - Anticlinal Conceição, 9 - Sinclinal Gandarela, 10 - Sinclinal Vargem do Lima, 11 - Sinclinal dos Andaimes. Complexos granito-gnáissicos: 12 - Belo Horizonte, 13 - Bonfim, 14 - Bação, 15 - Santa Bárbara, 16 - Caeté. Falhas: 17 -Bem-Te-Vi, 18 -São Vicente, 19 - Raposos, 20 - Caeté, 21 - Cambotas, 22 - Fundão, 23 - Água Quente, 24 - Congonhas, 25 - Engenho. Cidades: BH - Belo Horizonte, CC - Cachoeira do Campo, IT - Itabirito, NL - Nova Lima, CA - Caeté, CG - Congonhas, OP - Ouro Preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário